O Prefeito Municipal Caio Aoqui reunido com o Comitê de enfrentamento no início da noite desta quinta-feira (19) divulgou as novas providências que deverão ser tomadas para a prevenção á COVID-19.
Ficaram estabelecidas as seguintes determinações:
TRANSPORTE COLETIVO
A concessionária responsável pelo transporte coletivo TRANSVLP deverá reduzir pela metade o número de passageiros transportados, considerando, para tanto, a lotação máxima do veículo. Além de realizar a higienização do ônibus em todas as paradas, procedendo a limpeza em superfícies tocadas pelos usuários.
VELÓRIOS
Os velórios deverão ser restritos à presença de familiares observando-se no máximo 10 pessoas no interior da sala, sendo que a liberação do corpo para sepultamento deve ser realizada no mesmo dia. As salas dos velórios deverão ser arejadas, de preferência, sem uso de ar-condicionado.
TRABALHO EM CASA
O decreto que deverá ser publicado nesta sexta-feira (20) também determina que a partir do dia 23 de março, servidores poderão executar suas atividades por trabalho remoto (home office), desde que observada a natureza de sua atividade. Ainda poderá acontecer em determinadas pastas a redução da jornadas dos servidores e do atendimento ao público.
Também será concedida férias imediatas para servidores.
RECESSO ESCOLAR
O decreto ainda determina o adiantamento do Recesso Escolar, que normalmente acontece em julho, e deverá ser realizado entre os dias 23/03 a 06/04.
TG
O novo decreto também determina a suspensão das atividades do Tiro de Guerra local.
RESTAURANTES, BARES E LANCHONETES
O decreto traz algumas regulamentações em relação a restaurantes, bares e lanchonetes que, deverão disponibilizar álcool em gel na entrada e saída, além de manter os ambientes ventilados com as janelas abertas.
ACADEMIAS, CINEMA E SALÕES DE FESTAS
O decreto divulgado hoje sugere o fechamento de academias, salões de festas, cinema e buffets pelo prazo de 30 dias, a partir desta quinta (19).
"Academias, principalmente, tem o compartilhamento de aparelhos por várias pessoas. Então realmente é muito difícil fazer o controle se elas estiverem abertas”, explica o prefeito Caio Aoqui.
Nesta sexta-feira, foi determinada oficialmente a suspensão das atividades nas academias. Leia o novo decreto
clicando aqui.
PARQUES E PRAÇAS
O novo decreto determina a proibição de aglomeração de pessoas em praças, espaços públicos, ruas e avenidas.
"Não adianta de nada nós continuarmos com essas atitudes, fechando as escolas, parando com as atividades culturais, esportivas e turísticas, se a população continuar se aglomerando nesses locais. É por isso que estamos proibindo”, comentou o prefeito durante live nas redes sociais do governo municipal.
A prefeitura irá priorizar o atendimento via whatsApp e telefone para que não haja aglomeração no paço municipal.
FEIRA LIVRES
O Governo do Estado não determinou a suspensão das feiras livres, por isso, o decreto municipal também mantém a feiras porque, segundo Caio, se trata de um local aberto para compra de alimentos.
‘No entanto para darmos mais segurança nós estaremos proibindo a entrada de veículos, ou seja, os feirantes não poderão mais entrar com seus veículos e vamos ter um espaçamento maior. Com isso as ruas ficarão maiores. Mas é lógico que a gente recomenda que as pessoas de grupo de risco evitem sair”, conclui o chefe do executivo.