Câmara aprova emenda que possibilita vacinas contra a gripe H1N1 para toda a população em 2017
30/06/2016 A partir da emenda aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, cabe a prefeitura criar um programa específico para a aplicação de vacinas contra a gripe.
Durante a sessão desta segunda-feira (27), a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 14/2016, encaminhado pelo Poder Executivo, que dispõe as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do Município de Tupã para o exercício de 2017.
Os parlamentares também aprovaram a emenda n° 3/2016 a LDO, de autoria do vereador Caio Aoqui, subscrita pelos vereadores Ricardo Raymundo e Valter Moreno, que autoriza o Poder Executivo a criar programa específico na saúde para aquisição de vacinas contra a gripe influenza e seus respectivos subtipos, para que todos os munícipes sejam imunizados.
A emenda incluiu o artigo 37 no projeto da Lei Orçamentária para 2017 que autoriza a criação do programa específico para ampliar a vacinação contra a gripe influenza.
Em sua justificativa, o vereador Caio Aoqui explicou que a emenda possibilita a compra de vacinas para imunizar a população de Tupã. "No próximo ano, o Poder Executivo terá a possibilidade de criar um programa para comprar as vacinas e conseguir imunizar todos os tupãenses", disse.
A campanha de vacinação desenvolvida pelo governo estadual foi destinada aos grupos de risco, que são gestantes, idosos, crianças com menos de dois anos, pessoas com doenças pré-existentes, como diabéticos, obesos e pessoas em tratamento de câncer e Aids. "Muitas pessoas tiveram que pagar pela vacina contra a gripe. Como tivemos alguns casos em Tupã, inclusive óbitos, houve uma grande preocupação dos moradores, pois nem todos tiveram acesso à vacina", comentou.
A partir da emenda aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, o Poder Executivo pode criar em 2017, o programa específico para a aplicação de vacinas contra a gripe para toda a população. "Tivemos a ideia de fazer essa emenda após tomarmos conhecimento que um vereador em Marília apresentou uma emenda neste mesmo sentido de possibilitar que o município compre a vacina", disse.