Justiça proíbe realização da carreata prol Bolsonaro em Tupã
02/05/2020 O Ministério Publico fez um despacho nesta sexta-feira (1º) determinando a proibição da realização da carreata sob pena de multa e responder criminalmente.
Estava prevista para acontecer neste domingo (03) uma carreata de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o Ministério Publico da Promotoria de Justiça de Flórida Paulista fez um despacho nesta sexta-feira (1º) determinando a proibição da realização da carreata em Tupã, respeitando o Decreto Estadual que proíbe a aglomeração de pessoas.
Ainda consta no Despacho que, deverão ser oficiados Prefeitura Municipal, a Delegacia Seccional de Tupã e a Polícia Militar para que façam a fiscalização do evento, "autuando administrativamente (nos termos do CTB, por exemplo) e criminalmente (artigos 268 e 330 do CP), se caso, os participantes da carreata (....)”, alega o documento.
O promotor de justiça Samuel Camacho Castanheira ainda ressalta que "inquestionável o direito de manifestação e a liberdade de expressão. Entretanto, tal conduta diverge exponencialmente das medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, tanto local, como em âmbito regional, nacional e mundial”.
A concentração da carreata estava prevista para às 10h, na Praça da Imigração Japonesa, com um trajeto que percorreria as principais ruas da cidade, seguindo o mesmo esquema da manifestação anterior.
Neste mesmo dia, diversas outras manifestações estão previstas pelo Brasil em apoio ao presidente da República e ocorrem após o pedido de demissão do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. A organização do evento ainda não emitiu nenhuma nota em relação ao despacho do Ministério Público.
Banner de divulgação da carreata deste domingo (03)