Após mais de 50 anos, Cartório Civil de Tupã tem novo espaço para celebração de casamentos
05/05/2020 Um pedido muito frequente dos noivos foi atendido recentemente: o Cartório de Registro Civil de Tupã agora conta com um novo espaço para a celebração de casamentos.
Um pedido muito frequente dos noivos foi atendido recentemente: o Cartório de Registro Civil de Tupã agora conta com um novo espaço para a celebração de casamentos.
O juiz de paz do cartório, Sergio Bindilatti, disse em entrevista ao Tupacity.com nesta segunda-feira (4) que, historicamente, houve um período em que o Cartório Civil ficou dentro do Fórum da Comarca de Tupã e depois voltou a ser instalado no local onde sempre esteve, na Rua Caetés, 815.
Com a mudança, o cartório passa a funcionar no quarteirão de cima, ainda na Rua Caetés, mas no nº 930. Além do setor de serviços notariais, o local tem um espaço destinado somente aos casamentos civis. "É uma honra na nossa história tupãense oferecer este novo ambiente confortável aos casais", destacou Sergio.
Casamentos civis continuam
Mesmo diante da pandemia do coronavírus, os casamentos civis continuam sendo celebrados no cartório, mas com algumas restrições, como da quantidade de pessoas.
"Estamos restringindo o número de convidados e padrinhos e o acesso dos noivos às salas", explicou Sergio. Ainda de acordo com ele, a média de casamentos em Tupã é de 5 a 12 por final de semana.
Desde o decreto da pandemia, houve uma certa diminuição na procura pelos casamentos, mas quem opta por fazer apenas o casamento civil, sem cerimônia religiosa, não deixou de realizar o casamento.
Documentos Necessários para o Casamento Civil
O casal deve primeiramente comparecer ao Cartório levando toda a documentação exigida para dar entrada no processo de casamento.
Uma vez em posse dessa documentação, o cartório irá analisar se os noivos estão legalmente desimpedidos legalmente e liberados para a realização da união civil.
É necessário a presença de 2 testemunhas da escolha do casal, maiores de 18 anos, que não necessariamente precisam ser parentes do casal, para comprovar a legitimidade da união.
Nos casos de pessoas divorciadas e viúvas são necessários documentos que comprovem o fim da união anterior por aqueles motivos específicos.