Prefeito Caio Aoqui confirma pagamento dos servidores municipais nesta sexta (08)
06/05/2020 Algumas prefeitura já sinalizam que os salários dos servidores poderão ser comprometidos por conta da queda no orçamento.
Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), que intensificou o período de quarentena, com medidas de isolamento social, os municípios brasileiros sentiram queda na arrecadação. Dessa forma, algumas prefeituras estão contendo os gastos para cumprir uma de suas obrigações primordiais, que é o pagamento da folha salarial dos servidores públicos.
Muitos municípios já admitem que, como consequência da queda na economia, com o ingresso de menos recursos, até o pagamento de salários dos servidores pode ficar comprometido.
A Prefeitura de Tupã já concedeu férias para os servidores que se encontram no grupo de risco, para evitar a exposição ao vírus.
Apesar do período de ‘’férias’’, a prefeitura teve que reprogramar seus gastos para efetuar o pagamento da folha.
De acordo com o prefeito Caio Aoqui (PSD), a Prefeitura de Tupã teve uma queda na arrecadação de cerca de 30% com a chegada da pandemia. Ele explicou que a administração estuda novas medidas de contenção de gastos para cumprir com o pagamento salarial dos servidores. Com menos recursos em caixa, a equipe econômica já se reúne para contabilizar as despesas do mês de abril e planejar os investimentos que deverão ser efetuados neste mês, principalmente em relação ao combate do coronavírus.
O prefeito Caio Aoqui informou que o pagamento dos servidores públicos municipais já está agendado para essa sexta-feira, dia 8 de maio, quinto dia útil do mês. "O pagamento está agendado para o quinto dia útil. A prefeitura está se organizando, já que a folha ainda não fechou”, disse.
Apesar dos dados ainda não serem contabilizados, o prefeito explicou que a Prefeitura de Tupã gasta, em média, cerca de R$ 5,2 milhões com a folha de pagamento. Vale lembrar que a prefeitura possui cerca de 2 mil funcionários públicos municipais e ainda é responsável pelo pagamento da folha dos servidores contratados pelo CRIS (Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde).