O governador de São Paulo, João Doria, encaminhou ontem (18) para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a proposta de antecipar o feriado estadual de 9 de julho para o dia 25, segunda-feira.
A medida, caso aprovada pelos deputados estaduais, valerá para todo o estado de São Paulo. O objetivo do governador é aumentar a taxa de isolamento no estado, que tem ficado abaixo das expectativas, só aumentando nos feriados e finais de semana.
Anteontem (17), a taxa de isolamento foi de 54%, abaixo do mínimo considerado necessário de 55% para diminuir a propagação do novo coronavírus (covid-19) e evitar um colapso no sistema de saúde.
"A expectativa é de que o projeto possa ser analisado em regime de urgência e possa ter a aprovação majoritária dos deputados da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo”, disse Doria.
Prefeitura
Para aumentar o isolamento social na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas também propôs à Câmara Municipal para antecipar dois feriados municipais: o de Corpus Christi, em junho, e o da Consciência Negra, em novembro, para que ocorram ainda nesta semana, na quarta-feira (20) e quinta-feira (21).
Com a medida, a cidade de São Paulo teria um feriado prolongado, começando na quarta-feira e terminando na segunda-feira (25), com a sexta-feira (22) de ponto facultativo. A votação dos feriados municipais na Câmara Municipal está prevista para ocorrer ainda hoje (18), a partir das 15h.
"Com essa decisão, teremos um período mais prolongado de feriados e, com isso, desejamos ter índices [de isolamento> semelhantes ao dos demais feriados e aos finais de semana”, disse Doria.
O governador recomendou que prefeitos do estado também repitam o gesto do prefeito Bruno Covas para antecipar seus feriados municipais.
Tupã
O Tupacity.com entrou em contato com o prefeito Caio Aoqui que explicou que Tupã provavelmente não irá adotar a medida de antecipar os feriados.
No entanto, caso a Alesp aprove o projeto do governador João Doria, Tupã tende a seguir a antecipação do feriado de 9 de julho.
No entanto, um acordo entre as entidades dos patrões (Sincomércio) e dos empregados (Sincomerciários) havia feito uma troca entre o feriado de 9 de julho e o carnaval, ou seja, os funcionários do comércio descansaram no carnaval e trabalhariam no dia 9.
Conforme o Tupacity apurou, a determinação se haverá ou não feriado antecipado especificamente em Tupã dependerá das próximas decisões da ALESP.
Redação Tupacity
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.