Mais de 30 estabelecimentos e espaços foram notificados por descumprirem determinações
04/06/2020 Prefeitura mantém fiscalizações para evitar disseminação do Coronavírus. Trabalho vai além do comércio e foca também espaços públicos e privados.
Diante da pandemia causada pelo novo Coronavírus, a Prefeitura de Tupã vem tomando medidas para evitar que a doença se espalhe com maior facilidade. Dentre as atitudes adotadas, a Administração criou a equipe de fiscalização das atividades do comércio, espaços públicos e privados do município.
A equipe, formada por 60 agentes, iniciou as vistorias desde a reabertura do comércio na cidade, orientando os estabelecimentos para que cumprissem incisivamente o decreto municipal de flexibilização. Já locais com capacidade para receber aglomerações, como campos de futebol, praças, chácaras e salões, foram vistoriados neste final de semana de forma mais rigorosa.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, contou que as fiscalizações pela cidade continuarão e que toda a equipe conta com a colaboração da população para efetuar um trabalho mais eficaz.
"O trabalho de inspeção dos agentes vai além do comércio local. No último final de semana, chácaras, praças e campos de futebol, foram vistoriados e pessoas advertidas por não seguirem as recomendações de distanciamento social e promoverem aglomerações, colocando em risco a vida de todos os presentes e de suas famílias”, pontuou.
Segundo o prefeito Caio Aoqui, as fiscalizações foram reforçadas por todo o município devido às denúncias recebidas através do Call Center da Prefeitura, apontando locais que estavam realizando confraternizações clandestinas em espaços privados, indo contra todas as medidas estabelecidas.
"Sabemos que, além da rápida disseminação do vírus, precisamos também nos preocupar com os trabalhos que poderão ser perdidos devido à paralisação do comércio. Por conta disso, é que lutamos judicialmente para que as lojas do município fossem reabertas. No entanto, pedimos para que os munícipes nos apoiem e respeitem as medidas decretadas, para que assim, possamos passar logo por tudo”, pediu.
A enfermeira da Secretaria de Saúde, Joselaine Pio Rocha, contou que as vistorias podem ajudar no combate ao novo Coronavírus.
"Até o momento, os agentes advertiram 34 locais que não estavam cumprindo adequadamente o decreto municipal e mais 4 foram autuados. Por compreendermos que alguns locais precisam de tempo e orientações mais reforçadas para conseguirem seguir todas as medidas, os agentes são aconselhados a orientar os estabelecimentos para depois, caso não haja o devido cumprimento, autuá-los”, explicou.
Joselaine ainda explicou que os munícipes podem continuar realizando as denúncias através do telefone do Call Center (14) 99713-5691 ou pelo Ouvidoria da Prefeitura 0800 773 1600. "Somente com a ajuda e compreensão de todos é que poderemos passar por essa pandemia da forma mais branda possível. Por isso, pedimos para que todos nos ajudem através das denúncias”, solicitou.