Prefeito Caio Aoqui confirma retomada do comércio nesta segunda
14/06/2020 Barreira Sanitária registrou recorde de fluxo de veículos no município durante o feriado prolongado.
O prefeito de Tupã Caio Aoqui em live realizada em suas redes sociais na noite deste domingo (14) confirmou a dúvida que pairava sobre a cabeça de muitas pessoas: se o comércio poderá voltar a atender nesta semana após o fechamento de quatro dias. O prefeito confirmou que a flexibilização controlada segue normalmente nesta segunda-feira (14) conforme prevê o decreto que determina as regulamentações para cada estabelecimento.
Em um pronunciamento de quase 20 minutos, Caio Aoqui fez um balaço das últimas ações contra a Covid-19, agradeceu a população e aos profissionais da saúde. Ele ainda citou que a barreira sanitária realizada até este domingo (14) teve recorde de fluxo de veículos, sendo 4.500 veículos de fora da cidade. Apenas 4 pessoas foram notificadas com temperatura alterada com a devidas orientação médica.
"Nós estamos conseguindo controlar a situação da doença na cidade de Tupã. Foram 4 dias realmente importantes, quando voltamos para o isolamento social. Mas a partir de amanhã a gente volta para nossa flexibilização controlada, ou seja, nós teremos funcionando nosso comércio, salões de beleza, restaurantes, academias, enfim. É lógico respeitando as regras que nós colocamos no decreto”, lembra o prefeito.
CONTROLE DA DOENÇA
No boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (12), a Secretaria de Saúde de Tupã confirmou 26 casos positivos da doença, sendo que apenas 8 estão em período de transmissão (5 em isolamento domiciliar e 3 em isolamento hospitalar).
"Não é um número para se assustar. Nós temos que levar em consideração os números durante o período de transmissão, ou seja, os doentes. Tupã tem por média 6 doentes, que são as pessoas que tem que ficar em isolamento total.”, ressalta Caio.
O boletim informa também que há 9 casos suspeitos aguardando resultado, sendo 7 em isolamento domiciliar e 2 em isolamento hospitalar. Caio ainda comemora o fato de não haver nenhum paciente de Tupã internado na U.T. I.
"Tupã não tem absolutamente ninguém na U.T.I hoje. Nós temos apenas 5 pessoas na enfermaria (da Santa Casa), sendo dois suspeitos e 3 confirmados. (...) Na sexta havia 3 pessoas na U.T.I. de pessoas de fora de Tupã”, explica o prefeito.
A Prefeitura iniciou uma testagem em massa em profissionais da Saúde, iniciando pela Santa Casa e deverá também ser realizada com funcionários da UPA e Unidade de Saúde.
"Eu quero alertar vocês que, a partir de agora, é capaz que suba muito o número de confirmados, porque a gente vai realizar uma testagem em massa. Nós vamos começar a fazer exames em muitas pessoas, principalmente, nos profissionais da saúde que são os prioritários. Só que reparem também não só no número total de confirmados, mas também no número de recuperados e curados, porque muitos desses são de pessoas que já tiveram a doença. Foram assintomáticos e não tem mais nada”, alerta.
Caio Aoqui comentou que na última semana, um estabelecimetno comercial confirmou um caso e todos passaram por exames para saber se mais alguém tem a doença.