O vereador Charles dos Passos Sanches pediu à prefeitura de Tupã a criação de um auxílio emergencial destinado à classe artística e cultural, para os trabalhadores do setor cultural, bem como para a manutenção de espaços culturais durante o período de pandemia do coronavírus.
De acordo com a indicação nº 174/2020 a cultura movimenta milhões de reais no país, gera empregos e contribui para aquecer a economia.
"Nesse contexto, tendo claro que as consequências da pandemia atingirão a espinha dorsal da sustentabilidade econômica e social da cultura de todo o país, notadamente, de nossa cidade, propomos a criação de um Programa de Auxílio Emergencial à Classe Artística e Cultural, para os trabalhadores do setor cultural, bem como para manutenção de espaços culturais de Tupã, subvencionado com recursos do Fundo Municipal de Cultura", diz o vereador na indicação.
O parlamentar pede ainda que o poder público faça a manutenção constante dos espaços públicos culturais durante o período em que as atividades não estão ocorrendo em virtude da pandemia.
"Além dos trabalhadores da cultura, é urgente e vital salvaguardar espaços Culturais de portas para a rua, que integram uma das bases da cadeia produtiva das Artes e da Cultura e estão sendo gravemente prejudicados em virtude da paralisação das atividades. Neste sentido, a presente proposição, também estabelece ações para a manutenção dos espaços culturais, uma vez que este foi um dos primeiros setores a fechar suas portas e, provavelmente, será um dos últimos a reabri-las".
Pede-se ainda a abertura de possibilidade de novos editais para a realização das atividades culturais que possam ser transmitidas pela internet ou por meio de redes sociais e de outras plataformas digitais, "além de editais que sejam imediatamente pagos, mas apresentem a possibilidade aos artistas de oferecerem as atividades correspondentes ao final do estado de emergência".
"Tendo em vista que a correta e adequada adoção do isolamento social, como forma de combate à pandemia do coronavírus, afeta a total produtividade deste setor, durante e após as restrições ao convívio, consideramos ser uma medida extremamente necessária e urgente a inclusão da Cultura num plano de auxílio econômico".
A propositura foi lida na sessão da Câmara Municipal de Tupã de 8 de junho.
Redação Tupacity
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.