A prefeitura vai conceder um incentivo financeiro à classe artística e cultural de Tupã por meio de abertura de edital que será divulgado nos próximos dias.
A informação foi antecipada ontem (16) pelo Tupacity.com em entrevista com o vereador Charles dos Passos Sanches, que representa a categoria em Tupã.
De acordo com ele, o recurso será proveniente do Fundo Municipal de Cultura, que está parado desde de que os eventos foram suspensos com a pandemia do coronavírus. "O dinheiro do Fundo Municipal de Cultura não pode ser destinado a outras finalidades. Ele é exclusivo para o financiamento de projetos culturais. O dinheiro já está no fundo, então eu pensei: ao invés de deixar este dinheiro parado e os artistas tendo dificuldades, passar a disponibilizar esse recurso para que o artista use de forma online", explicou.
Como é necessário evitar aglomerações, o dinheiro será disponibilizado ao artista capaz de sensibilizar uma comissão, constituída por três pessoas, que irá avaliar este projeto. "Se o projeto for viável economicamente e culturalmente possível, então o dinheiro será disponibilizado", disse Charles.
Alguns critérios na hora de efetuar o pagamento também serão levados em conta. "Como o Fundo de Cultura só pode ser utilizado em projetos de Tupã, deverá ser comprovado primeiro que a pessoa é artista e que exerce atividade em Tupã nos últimos 24 meses. Ele não precisa ser tupãense, mas precisa residir em Tupã e ter desenvolvido atividades artísticas nos últimos dois anos na cidade", acrescentou o vereador.
Além disso, o interessado também terá que provar ter 18 anos completos e possuir certidão negativa, ou seja, não ter dever aos fiscos federais e municipais. Todos os requisitos para ser contemplado com o incentivo estão explicados no edital.
Charles acredita que até sexta-feira (19) o edital já esteja disponível, por se tratar de uma medida de caráter emergencial.
"Essa ideia já está sendo aplicada em diversas cidades da região, como Campinas, Bauru, Assis e São José dos Campos, porque o dinheiro do Fundo Municipal de Cultura é específico para a produção cultural e estava parado", explicou.
É importante frisar que o incentivo financeiro nada tem a ver com o auxílio emergencial que está sendo disponibilizado pelo governo federal. A prefeitura apenas disponibilizará os recursos que já estão no Fundo de Cultura, com valores que serão discriminados no edital e de acordo com cada projeto apresentado.
Veja a entrevista completa:
Redação Tupacity
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.