Baixada da Rua Caingangs ficará interditada nesta semana para obras da macrodrenagem
23/06/2020 As obras de macrodrenagem começam a avançar no braço esquerdo do Córrego Afonso XIII, no trecho entre a Rua Caingangs e Manoel Ferreira Damião.
As obras de macrodrenagem começam a avançar no braço esquerdo do Córrego Afonso XIII, no trecho entre a Rua Caingangs e Manoel Ferreira Damião.
Na baixada da Rua Caingangs, já é possível observar aduelas de concreto formando o trecho da canalização que dará vazão para as águas pluviais que atingem a região ribeirinha nos períodos de chuvas, com registros de enchentes e erosões.
Nesta semana, a baixada da Caingangs ficará interditada para as obras. O secretário municipal de Obras e Trânsito, Valentim Bigeschi, disse ao Tupacity.com que a previsão inicial é de que o local fique interditado até sexta, se não surgir nenhum imprevisto.
Vale lembrar que a região ainda está classificada como área de risco. E, para evitar possíveis acidentes, a Prefeitura de Tupã já transferiu algumas famílias de suas residências por meio de desapropriações.
Mas somente a instalação das aduelas não será suficiente para canalizar as águas do córrego nos períodos de chuvas. O secretário Municipal de Obras e Trânsito, Valentim Bigeschi, explicou que o projeto contemplará novas obras, com a instalação de tubulações de concreto.
"Vamos criar uma nova rede, com galerias de 1,80 metro de diâmetro para dar maior vazão. A tubulação será instalada na Rua Caingangs, com o ramal passando pela Rua Manoel Ferreira Damião, até a ponte localizada logo depois, na curva do leito”, afirmou.
O braço esquerdo também conta com obras de aterramento no trecho de 180 metros entre as ruas Manoel Ferreira Damião e Francisco Turra, que hoje apresenta erosões colocando em risco a segurança dos moradores ribeirinhos. Durante os períodos de chuva, o leito do córrego se avoluma, praticamente invadindo as residências e comprometendo a estrutura dos imóveis que estão construídos às margens do córrego.
Segundo informações da prefeitura, a canalização do braço esquerdo terá sequência até as proximidades da Rua Miguel Gantus com a Rua Aimorés.