Prefeitura orienta donos de empresas de mototáxi sobre prevenção à Covid-19
29/06/2020 Bate-papo teve como objetivo reforçar as estratégias para manutenção das atividades.
A Secretaria de Saúde de Tupã realizou uma palestra com os proprietários das empresas de mototáxi do município para orientar e reforçar a importância da adoção das medidas de segurança para enfrentamento da pandemia de coronavírus.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marqui, a palestra, realizada na última semana, serviu também para manutenção do diálogo com essas prestadoras de serviços para assegurar a saúde dos funcionários e clientes.
"Os próprios empresários apresentaram dúvidas em relação às regras que são essenciais para o funcionamento responsável das empresas deles. Nosso trabalho foi de esclarecer quais medidas precisam ser cumpridas”, explicou o secretário.
Entre as recomendações aos proprietários de mototáxis, segundo o diretor do departamento de Vigilância em Saúde, Robison Luis Pereira, está o uso obrigatório de máscaras, tanto pelo condutor, como pelo passageiro.
"Também reforçamos a forma e a frequência corretas de higienização das mãos. Além do fundamental para este setor, que é a limpeza dos capacetes e partes da moto como assento e alça de segurança”, explicou Robison.
A fim de conhecer as particularidades dos locais, e quais as adequações ideais para cada estabelecimento, os agentes de Saneamento farão visitas técnicas agendadas. A chefe de setor de Vigilância Sanitária, Gisele Porteiro, afirmou que conhecer a realidade de cada empresa ajudará a melhorar a segurança nos atendimentos aos passageiros e para os próprios funcionários.
Desde o início da disseminação do novo coronavírus, os setores de transporte privado e público estão obrigados a intensificar a limpeza e higienização, seja em motos, carros, ônibus ou trens. Assim como estações e terminais.
Compete às empresas e aos prestadores de serviços não atender passageiros sem máscara e proibir a permanência deles nos ambientes se não estiverem cumprindo essa recomendação. "As empresas estão sujeitas à fiscalização das equipes municipais e podem ser advertidas se for identificado algum descumprimento. E depois da advertência, elas serão multadas”, explicou o Gisele.