Prefeitura busca apoio de empresas para instalação de novas lixeiras no município
26/07/2016 Até o momento já foram doadas três lixeiras de porte grande, que já foram devidamente instaladas nas saídas de Tupã e uma na vicinal Moacir Pinto
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou nessa semana um projeto em parceria com a iniciativa privada de Tupã, com o objetivo de manter a cidade limpa e organizada, para o bem-estar da população.
De acordo com a Secretaria, a Prefeitura vem mantendo conversas periódicas com empresários interessados em investir na cidade. O projeto consiste em solicitar a empresários tupãenses, doações de lixeiras de porte grande para serem instaladas em diversos pontos do município, evitando o descarte incorreto do lixo.
Até o momento já foram doadas três lixeiras de porte grande, que já foram devidamente instaladas nas saídas de Tupã e uma na vicinal Moacir Pinto, conhecida como rua do aeroporto. A meta é instalar no mínimo 10 lixeiras de porte grande em diversos pontos do município, tanto em área urbana quanto rural.
O empresário interessado em realizar doações de lixeiras pode entrar em contato direto com o secretário de Meio Ambiente por meio do telefone 3496-3346. Além das lixeiras, outros trabalhos de preservação e conservação da limpeza em áreas públicas vêm sendo realizadas constantemente no município, como as fiscalizações, implantações de placas informativas e até aplicação de multa para quem for pego descartando lixo em locais incorretos.
Segundo a Secretaria, desde que foi implantada a coleta seletiva em Tupã, há mais de 10 anos, a Prefeitura recolhe em média de 2 toneladas de lixo reciclável por dia, fora o lixo orgânico, no entanto o numero engloba cerca de 80% do lixo que realmente é produzido pelos tupãenses.
Para a Secretaria, ainda falta muito para a Prefeitura atingir 100% da coleta de lixo, mas para isso é necessária à conscientização dos munícipes com o descarte de lixo no local e em dias corretos, já que a Prefeitura mantém um cronograma de recolhimento de lixo reciclável e orgânico na cidade.
Descarte incorreto
A Secretaria alerta que o descarte inadequado é crime ambiental e pode resultar em multa no valor de 15 UFMs (R$ 1.077,60) ou até a detenção do cidadão. A ação está prevista no Artigo 54 da Lei nº 9.605 que diz que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana é crime, com penalidades que vão de multas a detenção.
Outra lei seguida pela Secretaria de Meio Ambiente é a Lei Municipal n° 4.689, de 15 de abril de 2014, que proíbe o despejo ou depósito de lixo ou entulho em locais inadequados. A lei foi criada decorrente da grande quantidade de resíduos encontrados nas estradas rurais e terrenos baldios do município.
A Secretaria pede a colaboração dos munícipes para ajudar a manter a cidade sempre limpa e bem vista. Nós realizamos nosso trabalho ininterruptamente, mas para que isso prevaleça, precisamos da colaboração de todos.
A população pode colaborar ainda denunciando descartes incorretos de lixo ligando nos telefones 0800-7731600 ou 3404-1000.