Prefeitura coleta mais de 30 caminhões de móveis mensalmente
21/07/2020 Recolhimento é realizado às quartas-feiras mediante agendamento prévio.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza semanalmente a coleta de móveis pela cidade, mediante agendamento prévio. Mensalmente, mais de 30 caminhões de móveis são recolhidos; com o objetivo de evitar o entupimento de bocas de lobo e galerias, combater o aparecimento de animais peçonhentos e criadouros do mosquito da dengue e preservar meio ambiente.
Para solicitar o serviço, que ocorre todas as quartas-feiras, o munícipe deve ligar na sede da Pasta por meio do telefone (14) 3496-3346, ou na Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone 0800-773-1600; e agendar a coleta, informando o endereço corretamente. As equipes coletam apenas os descartes posicionados no local informado (na calçada).
De acordo com o titular da Pasta, José Rodrigues – "Zé Vinagre”, cerca de 8 caminhões de móveis são recolhidos semanalmente. Ele enfatizou que os munícipes devem agendar o recolhimento dos materiais com, no mínimo, um dia de antecedência, para que as equipes possam planejar o trajeto de coleta e fazer o serviço de forma mais eficiente.
"O agendamento com antecedência e posicionamento correto dos materiais a serem recolhidos, faz com que o serviço seja realizado de forma mais eficiente. Com a colaboração da população, os trabalhos ficam mais ágeis e eficientes, por meio de um trajeto melhor planejado e coletas mais hábeis”, ressaltou.
José também ressaltou que o posicionamento somente no dia da coleta evita sujeira, aparecimento de animais indesejados e, em caso de chuvas, previne o entupimento de bocas de lobo e galerias, evitando enchentes. O titular também ressaltou que o descarte incorreto de móveis é crime ambiental, e que os materiais que compõem os móveis têm diversos tempos de decomposição, alguns ultrapassando 100 anos.
"Os móveis são compostos por diferentes materiais, alguns são só madeira, outros contam com molas e enchimentos, outros com ferros, outros com borrachas e molas, entre demais materiais, que podem fazer com que o descarte no meio ambiente prejudique o local por muitos anos. Assim, o descarte correto, além de evitar um crime ambiental, contribui para a preservação da natureza. Por isso, pedimos para que os munícipes entrem em contato com a Pasta com antecedência e ajudem a Administração com o descarte adequado destes objetos”, pediu.