Após anos, ponto de alagamento no viaduto da Lélio Pizza poderá ser resolvido
04/08/2020 Obras de macrodrenagem iniciaram a retomada da execução das galerias pluviais, que seguem em direção à rua Lélio Piza até o Viaduto.
A maior obra de infraestrutura urbana do município segue em andamento em novas frentes. Nesta etapa das obras de drenagem, duas importantes frentes de serviço foram iniciadas, com o objetivo de agilizar o término dos trabalhos de microdrenagem.
Uma das frentes iniciou a retomada da execução das galerias pluviais, que seguem em direção à rua Lélio Piza até o Viaduto. Já a outra, realiza todo o trabalho para a pavimentação das áreas de intervenção na Vila Marajoara.
Além da canalização, em execução no Córrego Afonso XIII, também será implantada a rede pluvial, que captará a água que chega ao Viaduto da rua Lélio Piza. De acordo com o secretário responsável pela Pasta, Valentim César Bigeschi, esta é uma importante infraestrutura para a captação e escoamento de água pluvial no município.
"Sem dúvidas que este serviço é de grande importância. Ele é aguardado há anos pela população que, em dias de precipitações pluviométricas elevadas, fica impedida de transitar pelo local, em virtude da deficiência do sistema, e consequente do alagamento na região”, destacou.
Vale lembrar que as obras de macrodrenagem estavam paradas há vários anos, sendo retomada pela Administração em setembro de 2019. A expectativa da Prefeitura é de que, nos próximos meses, o trabalho realizado pela empresa seja ainda mais intensificado, entrando na reta final destes contratos.
"A obra de macro e microdrenagem melhorará muito a capacidade do sistema de drenagem do município, beneficiando toda a população e o meio ambiente, tendo em vista que a canalização do córrego está proporcionando recuperação de áreas erodidas e reestabelecerá áreas de preservação permanente (APP) ao longo do percurso das águas”, concluiu Valentim.
Medição das Obras
Na última terça-feira (28), os técnicos da Caixa Econômica Federal realizaram a 9º medição do Braço Direito e a 8º medição do Braço Esquerdo do córrego Afonso XIII, para verificar o andamento das obras de macrodrenagem.
A obra, neste período, teve medição no valor de R$ 447.273,10 referindo-se a serviços de canalização no braço direito, trecho da rua Guaianazes em direção à Rua Silvio Bolcato, e plantio de grama e aterramento em áreas lindeiras dos canais executados no Braço Esquerdo do Córrego Afonso XIII.
Até o momento, as medições dos dois contratos totalizam R$ 6.076.295,09, em serviços efetivamente executados e medidos pela Caixa Econômica Federal, através da Gerência de Filial de Governo/Presidente Prudente.