Rotarianos de Tupã auxiliam idosos durante a pandemia
07/08/2020 O trabalho atendeu dois asilos de Tupã: a antiga Casa Emanuel, que conta com 41 idosos residentes; e a Casa dos Velhos, que é responsável por 78 idosos.
Os integrantes do Rotary Club de Tupã-Kaingans, no Distrito 4510 do Rotary International, tiveram a iniciativa de ajudar de forma direta dois asilos da cidade com equipamentos básicos necessários para uma melhor acomodação dos residentes, em pleno período da pandemia e com o frio eminente.
Depois dos cuidados com as testagem contra a Covid-19, os rotarianos se cotizaram e conseguiram uma boa quantidade de toalhas de mesa, toalhas de banho, lençóis, jogo de cama e colchões especiais. "O pedido de ajuda partiu dos asilos e ao verificarmos a necessidade, percebemos a urgência”, disse o presidente do clube rotário local, o comerciante Nicolau Athalla Júnior que mobilizou todo o clube para adquirir o material entre as lojas da cidade e contar com a participação dos associados do clube na cotização dos custos. "Foi tudo muito rápido e os idosos já estão utilizando o material doado”, falou satisfeito.
Esse trabalho está atendendo dois asilos de Tupã: a antiga Casa Emanuel, que conta com 41 idosos residentes e aproximadamente 40 funcionários, e a Casa dos Velhos, que é responsável por 78 idosos residentes e conta com aproximadamente 50 funcionários.
"Nesse período de pandemia e principalmente com o inverno a situação dos idosos fica mais delicada”, disse Pedro Henrique Molina que manteve contato com as empresas da cidade para conseguir preço e entrega especiais para atender de forma emergencial as duas entidades da cidade. "Foi uma forma de aliviar o transtorno que os idosos estão passando por conta dos cuidados contra a Covid-19”, falou o rotariano que incentivou os companheiros do clube a ajudarem de forma ágil.
Rapidamente os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Tupã-Kaingans conseguiram adquirir: 50 toalhas de mesa, 40 toalhas de banho, 130 lençóis, 30 colchões "de casca de ovo”, além de uma boa quantidade de jogo de cama.
"Certamente essa ajuda será de grande benefício, afinal, a utilidade desse material é muito grande e existe um certo desgaste do que já é usado diariamente”, reconheceu a secretária municipal da assistência social, Patrícia Fernanda Soares, que acompanhou todo o processo da campanha e esteve presente na distribuição do material conseguido pelos rotarianos. "O Rotary sempre foi uma instituição confiável e que sempre nos ajuda de forma ativa, compreendendo a necessidade de nossa população”, disse a dirigente municipal que conta com a participação dos rotarianos em outras ações importantes na cidade.
VISITAS ELETRÔNICAS – Numa parceria com o setor privado e com o Rotary Club de Tupã-Vanuire, foi lançada pelos rotarianos do Rotary Club de Tupã-Kaingans uma campanha no sentido de melhorar e estimular as visitas dos familiares junto aos idosos residentes nos asilos. "Queremos conseguir equipamentos eletrônicos para que as visitas sejam eletrônicas, porém, de forma mais constante e frequente”, disse o presidente do Rotary Club de Tupã-Kaingans, Nicolau Athalla Júnior, que pretende conseguir para breve aparelhos de televisão, computadores, conexão com a internet e aplicativos, para as visitas eletrônicas. "Por serem idosos um aparelho celular ou tablet causariam dificuldades em ouvir e ver para eles”, falou Waldyr Brandão, que acredita na conquista destes produtos para o atendimento aos asilos na cidade num curto espaço de tempo.