Polícia Ambiental de Tupã apreende petrechos de pesca em rio de Iacri
10/08/2020 A Polícia Ambiental de Tupã realizou a apreensão de 38 caniços de bambu - varões - com linha chumbada e anzol que foram armados e iscados com peixes para realização de pesca predatória em um rio do município de Iacri.
A Polícia Ambiental de Tupã realizou a apreensão de 38 caniços de bambu - varões - com linha chumbada e anzol que foram armados e iscados com peixes para realização de pesca predatória em um rio do município de Iacri.
O caso foi registrado nesse sábado, dia 8, pelos policiais cabo Padovesi, cabo Oliveira, soldado Torres, cabo Piazentin e soldado Vesu.
Segundo registro, durante patrulhamento náutico no município de Iacri os policiais recolheram os caniços de bambu com linha chumbada e anzol, em regular estado de conservação, que estavam dispostos nos barrancos para capturar peixes, em ambas as margens de um local que somente é acessível com emprego de embarcação.
Consta ainda que maioria das varas estava iscadas com peixes da espécie "Tuvira", isca comumente utilizada para a captura de Dourado e Pintado, mediante a utilização de varões de espera.
"No momento da fiscalização não havia ninguém pelas imediações, método que descaracteriza a pesca amadora, haja vista a inexistência da figura do pescador, portanto, não contemplado na instrução normativa IBAMA nº 26, de 2 de setembro de 2009” informa a Polícia Ambiental.
A Polícia Ambiental de Tupã informou que "conforme preconiza o guia de procedimentos operacionais, os petrechos recolhidos encontram-se depositados na sede da Base Operacional de Tupã e, não havendo reclamação de propriedade, passados 20 dias serão destruídos".
Redação Bastos Já – com informações de Valdecir Lu