O portal TupaCity.com e as Rádios Tupã FM 97,7 e Nova Tupã FM 100,3 firmaram uma parceria para que você possa acompanhar a cobertura completa das eleições 2020, que irá eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
A série de entrevistas começou hoje, segunda-feira, dia 24 de agosto. O primeiro entrevistado, seguindo a ordem sorteada, foi o médico pneumologista dr. César Donadelli.
Todas as perguntas feitas pelos apresentadores Antônio de Fáveri e Bruna de Pieri, são pre-estabelecidas e iguais para todos os pré-candidatos.
Vale ressaltar que, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os pré-candidatos não ficam impedidos de aparecer na mídia no período anterior à campanha eleitoral (lei nº 9.504/97).
Eles poderão ser entrevistados e, por exemplo, participar de lives na internet. Entretanto, os candidatos indicados pelos partidos para concorrer nas Eleições Municipais de 2020 só poderão pedir votos a partir de 27 de setembro, quando começa a propaganda eleitoral.
Pré-candidato pelo PSL, César Donadelli contou que a ideia de concorrer ao executivo começou a tomar forma em meados de fevereiro a março.
"Primeiro começamos com a entrada em um partido político. Tinha o PSL em Tupã, que estava desativado, um partido novo, hoje o maior partido de direita do país, o PSL e alguns amigos me procuraram para que eu fosse o presidente do partido. Eu disse que iria pensar. Depois tomei a decisão de aceitar a presidência mas disse que não queria, naquele momento, discutir política, não sabia se queria ser candidato. Mas fomos conversando e aquilo foi me cativando, porque realmente precisamos de pessoas novas na política e ali são pessoas novas, poucas pessoas que já tinham participado da política. Todos os candidatos a vereador que eles me apresentaram não tiveram mandato, todos com boas ideias, querendo inovar e começar na política. E fomos progredindo até tomar a decisão de lançar a pré-candidatura", declarou.
Bastidores: a escolha do (a) vice
O nome de um (a) vice-prefeito (a) deve ser anunciado por Dr. César ainda nesta semana. Questionado, ele aventou a possibilidade de que uma mulher concorra em sua chapa.
"Um vice tem que agregar à candidatura e à proposta. O mundo vive tempos difíceis e nossa cidade não seria diferente. Precisamos, através de um vice, agregar alguém que primeiro tenha vontade de servir à política. E quando a gente fala em vice, por que não a sua vice? Atualmente acho que as mulheres tem total condição de entrar na política em igualdade com o homem. Tem muitas mulheres que gostam de politica. Estamos trabalhando com as duas hipóteses tanto um homem, quanto uma mulher. Praticamente temos escolhido e até o fim da semana vamos divulgar", contou.
Alianças políticas
Sobre alianças políticas, o pré-candidato explicou que vão ocorrer de acordo com conveniência política, aqueles partidos que mais simpatizam com a causa do PSL. "Segundo, por alinhamento político, por partidos que estão alinhados e terceiro, por amizade, por que não? É mais ou menos por aí", declarou.
De acordo com ele, os partidos aliados são Avante, Republicanos, Prós e PTB. "Se tivermais conversações podemos trazer mais algum partido, sem problemas", disse dr. César. Ainda segundo ele, a chapa (PSL e demais partidos) terá cerca de 30 nomes concorrendo para o legislativo.
Situação de Tupã
Para o pré-canditato, Tupã é uma cidade que possui qualidade de vida, mas faltam consultas, exames e emprego:
"Isso é um problema sério. A situação de Tupã é de boa qualidade de vida, com ótima estrutura, onde falta emprego, renda, onde a saúde tem que ser melhorada e onde a educação pode trabalhar um pouco mais para resolver alguns problemas crônicos. Essa é a avaliação geral do que vemos na nossa cidade".
Planos
O pré-candidato enfatiza que dentre as metas para o primeiro ano de um possível mandato são principalmente na área da saúde. "Nós temos um plano que é no primeiro ano, brigar muito na saúde. Com toda essa pandemia muita demanda vai ficar reprimida. Muita coisa parou, como as cirurgias eletivas, exames, consultas, então ano que vem vamos ter um acúmulo de demanda reprimida que teremos que resolver", disse.
Ele também mencionou a intenção de informatizar totalmente a saúde para agilizar o processo, contratar mais profissionais, além de atuar na saúde preventiva.
Se você perdeu o programa ao vivo, assista pelas redes sociais do Tupacity.com e veja mais detalhes da primeira entrevista da série com pré-candidatos.
Redação Tupacity