31/08/2020 Após ser destruída por uma correnteza durante um temporal registrado no Distrito de Varpa, no mês de dezembro de 2014, a Ponte do Bukvar está sendo reconstruída com a união de diversas frentes de trabalho.
Após ser destruída por uma correnteza durante um temporal registrado no Distrito de Varpa, no mês de dezembro de 2014, a Ponte do Bukvar está sendo reconstruída com a união de diversas frentes de trabalho.
Várias tentativas já tinham sido realizadas neste sentido, porém, nenhuma surtiu o efeito necessário para tirar o projeto do papel e beneficiar a população que reside e trabalha na região de Varpa.
Os trabalhos para recuperação da ponte foram iniciados recentemente, com a implantação da estrutura de madeira sobre o Rio do Peixe. Trata-se de um trabalho difícil, que exige cuidados, sendo desenvolvido por trabalhadores capacitados.
O secretário Municipal de Planejamento, Valentim Bigeschi, explicou que o trabalho ocorre por meio de uma parceria entre as prefeituras de Tupã e Quatá, e os moradores da região.
"As prefeituras de Tupã e Quatá estão participando, cada uma, com R$ 40 mil de mão de obra. Os proprietários rurais estão colaborando com as ferragens e também com maquinários”, disse.
Em sua parte do acordo, a Prefeitura de Tupã fornecerá a madeira, que já está sendo utilizada para a construção da ponte. Já a Prefeitura de Quatá fornecerá os gabiões que também serão utilizados durante os trabalhos de recuperação do dispositivo. "A previsão é de que dentro de 40 dias a estrutura já esteja finalizada”, afirmou o secretário.
Vale lembrar que a Prefeitura de Quatá ainda terá que realizar a licitação para contratar os materiais utilizados na construção dos gabiões, o que ainda não aconteceu. O secretário acredita que a ponte já poderá dar passagem aos motoristas após a finalização do talude de terra.