Sincomerciários sedia encontro de Saúde e Segurança do Comerciário
10/08/2016 Os temas abordados pelos palestrantes visam preparar os representantes dos trabalhadores para atuarem em questões que envolvam a saúde
O II Encontro Regional de Saúde e Segurança do Comerciário foi realizado no último dia 04 no salão do Clube dos Comerciários de Tupã, numa parceria entre a Fecomerciários e o sindicato. O presidente em exercício, Celso Bozza (foto), deu as boas-vindas aos participantes.
"A iniciativa da Federação é espetacular. Parabéns ao presidente Luiz Carlos Motta e a toda a equipe, pela visão ampliada envolvendo o universo da saúde e segurança da categoria comerciária e nos trazendo capacitação", destaca Bozza.
Thiago José Isola, técnico em Segurança do Trabalho, abriu o encontro falando sobre ações que podem corrigir as irregularidades no descumprimento das normas de segurança no trabalho. Logo em seguida, o Dr. Koshiro Otani, médico sanitarista, abordou questões de saúde pública e eSocial. Encerrando o evento, o Dr. José Carlos do Carmo (Dr. Kal) abriu a discussão sobre o papel do Ministério Público na inclusão do trabalhador com deficiência no comércio.
Os temas abordados pelos palestrantes visam preparar os representantes dos trabalhadores para atuarem em questões que envolvam a saúde, a segurança e a inclusão da diversidade humana, conscientizando-os da necessidade de inserir esses temas nas pautas de negociação coletiva de trabalho, sempre com perspectivas de elaborar soluções sustentáveis e humanizadas, assim como, incentivá-los a participar no desenvolvimento de políticas públicas e de ações de responsabilidade social.
A coordenadora Eunice Aires explicou em Tupã que o encontro é uma atividade que faz parte do programa de atualização sindical.
"Para a Fecomerciários é também uma oportunidade para discutir, com a participação de especialistas em saúde e segurança do trabalho, temas que questionam sobre o padrão de qualidade existente no ambiente de trabalho, para um exercício profissional humanizado, sustentável e capaz de garantir qualidade de vida aos comerciários".