Morte de Luiz de Souza Leão, fundador de Tupã, completa 40 anos
21/09/2020 A Secretaria Municipal de Cultura realizou hoje, dia 21, uma cerimônia em homenagem à memória do fundador de Tupã, Luiz de Souza Leão, falecido há 40 anos.
A Secretaria Municipal de Cultura realizou hoje, dia 21, uma cerimônia em homenagem à memória do fundador de Tupã, Luiz de Souza Leão, falecido há 40 anos. A solenidade foi realizada no solar que leva o seu nome, na Rua Caingangs, 600, às 10 horas.
O secretário Municipal de Cultura, Douglas Gimenez, o "Duda”, explicou que, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a cerimônia acontecerá de forma simples, sem aglomerações, apenas com a presença de familiares
A homenagem também contou com o tradicional plantio de uma muda de árvore, já que em 21 de setembro também comemora-se o Dia da Árvore.
Antes de morrer, Luiz de Souza Leão anunciou o desejo de transformar sua residência, na Rua Caingangs, como uma herança histórica para a posteridade.
Após sua morte, sua casa foi transformada no Solar ‘’Luiz de Souza Leão’’. Mantido em sua forma original, o solar é patrimônio histórico tombado pelo Estado de São Paulo e abriga objetos pessoais do fundador, que ajudam a contar a história de desenvolvimento do município.
Veja como foi o funeral do fundador de Tupã em 1980:
Isso sim é um #TBT que tem história! Olha só essas fotos!
Nos anos 1980, o velório e o enterro do fundador de Tupã,...