Grupo Fênix de Teatro é selecionado para participar de festival
12/08/2016 Dos mais de 40 inscritos, apenas 10 grupos foram selecionados para Festival Curta Teatral Taperá, que acontece no mês de setembro.
O Grupo Fênix de Teatro da cidade foi, mais uma vez, selecionado para representar a cidade de Tupã no "II Festival Curta Teatral Taperá", festival de cunho Nacional que acontecerá na cidade de Salto/SP, entre os dias 07 e 11 de setembro.
"Esse ano de 2016 realizamos a montagem do espetáculo "Hades", inspirado na mitologia grega e que aborda, sob a ótica do teatro do absurdo, as paixões humanas. Estamos participando de vários festivais por todo o Estado, sempre levando o nome da nossa cidade, e nos sentimos muito orgulhosos em poder representar o nome da nossa cidade com nossa arte", comentou Maicon Miller dos Passos, ator do grupo.
O Festival
O "II Festival Curta Teatral Taperá" será realizado por intermédio do Edital de Cultura nº 01/2016, a Prefeitura da Estância Turística de Salto, com coordenação da STCA Produções, homenageando nesse ano o o artista plástico Evandro Schiavone. Toda a programação teatral será gratuita, inclusive com workshops e uma ação social em prol do Lar Frederico Ozanam, entidade assistencial da cidade de Salto.
O Festival Taperá recebeu 42 propostas de 3 estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), e os selecionados da 2ª edição do Festival Curta Teatral Taperá são: Artêros - Angra/RJ - Cenas "Cabaça da Existência" e "Borra"; - Cia. Metáfora - São Paulo/SP - Cenas "Fragmento I" e "Fragmento II"; - Grupo Surgiu na Hora - Rio de Janeiro - Cenas "O Sonho de uma Flauta" e "E_Terno"; - Coletivo Allegro - Guarujá/SP - Cenas "Um dedo de Prosa" e "Era uma vez um barquinho"; - Grupo Verteatro - São Vicente/SP - Cenas "Os Saltimbancos" e "Fantasminha Pluft"; - Clara Trupi de Ovos y Assovios - Mogi das Cruzes - Cenas "Nuviô ou Quero Cê Balão" e "Varre Dor de Vadiagem"; - Epifania Cia. de Teatro - São Paulo/SP - Cenas "A mais Forte" e "No Cantinho com você"; - Cia. Ingrato - São Paulo/SP - Cenas "Gourmet" e "Contos de Aurora"; - Grupo 2 Gêneros - Rio de Janeiro/RJ - Cenas "A Cantora Careca" e "O Homem e o Lobo" e, representando Tupã e região, Grupo Fênix de Teatro - Tupã/SP - Cenas "Hades" e "Loucura".
Para Eduardo Comf, iluminador do espetáculo, é muito importante a participação em festivais. "É uma forma de poder adquirir mais conhecimento e mais experiência, através do contato com outras linguagens, outros modos de olhar o fazer teatral", acrescentou Comf.
Nesta oportunidade o Grupo Fênix destacou duas cenas do espetáculo "Hades" para participação. "Como se trata de um festival de cenas curtas, onde cada uma não pode suplantar 20 minutos, realizamos o fracionamento do espetáculo em cenas menores e fizemos a inscrição de apenas 02 propostas, as quais foram escolhidas. Uma leva o nome do próprio espetáculo "Hades" e a outra chama-se "Loucura", detalha o ator Lucas Costa.
"Esperamos obter um bom resultado nesse festival, uma vez que o mesmo é competitivo, o que nos motiva sempre, não que o prêmio seja o fim último do processo. Mas a premiação, para o grupo, representa o reconhecimento do trabalho realizado. Trabalho este que fazemos com muito amor, com muita dedicação primando sempre pela qualidade artística de nossos trabalhos.", finaliza Bruno Meneghello, ator do espetáculo.