Onda de calor: Alerta do Inmet sobre hipertermia e perigo de morte inclui Tupã
07/10/2020 O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três alertas em razão da onda de calor que atinge grande parte do país.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três alertas em razão da onda de calor que atinge grande parte do país.
Na faixa do alerta estão as regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Ribeirão Preto, Assis, sul e sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, centro norte Sul-Mato-Grossense e leste Sul-Mato-Grossense, e relaciona as cidades, entras as quais, Tupã.
O primeiro alerta do Inmet trata a onda de calor com grau de severidade de "grande perigo”. O alerta tem vigência desde segunda (5), às 13h59, e segue até quinta-feira (8), às 15h, e adverte sob riscos potenciais de hipertermia e morte, diante da exposição às altas temperaturas.
O segundo alerta se refere à onda de calor, com temperatura 5ºC acima da média por período de 3 a 5 dias. O aviso, com grau de severidade e de "perigo”, teve início também na segunda-feira, às 14h05, e segue até quinta-feira (8) às 15h (veja o aviso).
O terceiro alerta abordava a baixa umidade relativa do ar (URA), com vigência para esta terça-feira (6), até 21h, também com grau de severidade de "perigo”. De acordo com o Inmet, a URA no dia varia de 20% e 12%, com riscos de incêndios florestais e à saúde. No corpo, pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Leia também: Onda de calor continua e Inmet alerta para risco de morte em parte do Brasil