Dando sequência a série de matérias sobre as propostas de governo de cada um dos candidato a prefeito de Tupã, nesta segunda-feira (26), serão abordadas as metas para a assistência social na cidade.
Já abordamos sobre o desenvolvimento econômico, saúde pública e infraestrutura da cidade, mas, agora, a preocupação começa a se voltar para a assistência social voltada à cada cidadão.
A Assistência Social é responsável pelo planejamento de programas, projetos e ações para ajudar os cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Além de garantir a proteção dos direitos destas pessoas.
São essas iniciativas que ajudam famílias a fortalecerem seus vínculos e colaboram para a proteção de idosos, moradores de rua, pessoas com deficiência, vítimas de violência e maus-tratos, entre outros.
Os nomes dos candidatos estão organizados de acordo com o registro de urna no site do Tribunal Superior Eleitoral. Veja abaixo as propostas para a assistência social previstas nos
planos de governo dos candidatos:
Caio Aoqui (PSD)
O candidato Caio Aoqui pelo Partido Social Democrático (PSD) propõe as seguintes ações para a assistência social do município: Melhorar as ofertas de cursos e oficinas ministradas pelo CRAS; Combater o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes; Realizar formação continuada ao profissional da Secretaria de Assistência Social; Promover a capacitação dos Conselheiros Tutelares para efetiva atuação em suas funções; Aprimorar as políticas públicas de atenção e integração à Terceira Idade; Aperfeiçoar Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF).
Além disso, o candidato ainda pretende realizar reparos e manutenções da estrutura física no serviço de acolhimento para idosos na modalidade de república; Implantar o 3º CRAS na região leste da cidade, onde a expansão urbana se mostra crescente; Fortalecer os equipamentos sociais implantados - CRAS - Centro de Referência da Assistência Social e CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social; e Implantar o Centro Específico de Apoio à Mulher para atender problemas familiares, sociais, psicológicos, jurídicos etc.
Dr. César Donadelli (PSL)
Já o Dr. César Donadelli, que é candidato pelo Partido Social Liberal (PSL), propõe: Ampliação da oferta de programas de inclusão como capacitação profissional, microcrédito, alfabetização, cooperativismo, etc; Ampliar a rede de assistência social no município; Elaborar políticas públicas efetivas voltadas às necessidades sociais e assistenciais.
Ele ainda pretende criar coordenadoria para tutela dos direitos fundamentais; Elaborar políticas públicas efetivas voltadas às necessidades dos direitos humanos; Aprimorar os programas saúde e segurança da mulher; Implantar academias ao ar livre com equipamentos próprios para os idosos; Estimular o esporte para pessoas com deficiências em diversas modalidades; e Realizar adequações de espaços e equipamentos públicos para acessibilidade total.
Klio Hirano (PRTB)
Klio Hirano é candidata pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e, dentre as propostas para a assistência social do município, está a criação e ampliação do programa de formação continuada para profissionais da rede socioassistencial do Município (governamental e não-governamental) e conselheiros de políticas públicas, por meio da Escola de Gestão Pública.
Pr. Bruno Marquezi (PODE)
Dentre as propostas do candidato Pr. Bruno Marquezi pelo Podemos (PODE), estão: Implantar o CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social; Implantar o Mercado Municipal "Você pode mais”, para compras a preço de custos de produtos da cesta básica, exclusivo para cidadãos de baixa renda, ou beneficiários de programas assistenciais; Implantação de Restaurante Municipal "Você pode mais”, para servir alimentação de qualidade a preço justo para trabalhadores de baixa renda.
Ele propõe também Criar o Núcleo Educacional Multidisciplinar Especializado Municipal composto por psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicólogos, que ofereça ao aluno com deficiência ou com dificuldades de aprendizagem da rede municipal de ensino o atendimento interdisciplinar, pedagógico e clínico necessário para uma educação inclusiva integral; Implantar as Políticas Públicas e a proteção Integral à Criança e ao Adolescente.
O candidato ainda pretende Desenvolver uma política integrada de amparo e auxílio à Criança em situação de ameaça, ou violação de direitos, com a atuação de especialistas na área de psicologia e assistência social; Adoção à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes”, desenvolvida pelo Ministério da Saúde; Criação da Política Municipal de Apoio às Mulheres, visando a prevenção e assistência a mulher, além de apoiar a restruturação de mulheres vítimas de violência doméstica; Adoção da Política Municipal do Idoso, com objetivo de garantir condições favoráveis para que a população idosa – acima de 60 anos – possa manter sua autonomia, integridade e participação efetiva na sociedade.
Prof. Clauber (PATRIOTA)
O candidato do Patriota, Prof. Clauber, propõe: Criar o restaurante popular (bom prato); Eliminar as moradias de risco; Ampliar da qualificação profissional dos adolescentes na modalidade aprendiz (após 14 anos); Remodelar a economia solidária e organizar uma cooperativa do material da coleta reciclável; Reorganizar o espaço de convivência da terceira idade (NAP); Aprimorar os CRAS existente por meio de capacitação continuada das equipes nas atividades socioeducativas tais como cultura do direito, prevenção à violação, participação popular e serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitário de crianças, adolescentes, jovens e idosos.
Ele ainda propõe: Erradicar o analfabetismo mobilizar e efetivar uma política de educação de jovens e adultos; Articular grupo de idosos que se disponham a repassar conhecimento e vivência para as gerações mais novas; Melhorar as condições do abrigo para população de rua; Fortalecer o combate ao trabalho infantil; Criar centro de atendimento a mulher que sofre violéncia doméstica; Reordenar e melhorar o CREAS, com equipes de referências especializadas; Reestruturação dos CRAS, centros de referência da assistência social do município.
O candidato ainda pretende: Criar a central de cursos gratuito para a população; Criar o fundo municipal de defesa e proteção animal; Praticar uma ação eficaz e atiVa da fiscalização municipal para o cumprimento das legislações vigentes de proteção e defesa dos animais que atue de maneira educativa, preventiva e punitiva; Integrar os órgãos de segurança pública para imediata tomada de providência em caso de maus tratos; Colocar em atividade uma unidade móvel de atendimento veterinário no município de Tupã; lmplantar o conselho municipal de proteção aos animais (COMUPATU) para recepção e subsídios para o projeto específico da área por entidades do setor.
Redação TupãCity