Drenagem urbana: secretário diz que alagamentos acabaram na baixada da Caingangs
03/11/2020 Essas obras contemplam apenas a primeira etapa do projeto de macrodrenagem, onde estão sendo investidos cerca de R$ 25 milhões.
O projeto de drenagem urbana, iniciado há mais de 10 anos, segue em sua reta final neste último trimestre do ano. Após um longo período de paralisação, as obras foram retomadas no ano passado, agora com previsão de serem concluídas no mês de dezembro.
Faltando pouco para a conclusão das obras, muitos pontos que registravam alagamentos já não possuem esses problemas. No braço esquerdo do Córrego Afonso XIII, no trecho da baixada da Rua Caingangs, a empresa contratada pela Prefeitura de Tupã instalou aduelas de concreto para canalizar as águas das chuvas. "Nesse trecho, falta apenas a instalação das aduelas, em cerca de 10 metros, na parte em que ainda acumula água”, afirmou o secretário Municipal de Obras e Trânsito, Valentim César Bigeschi.
De acordo com o secretário, o projeto de drenagem urbana, tanto no braço direito como no braço esquerdo do Córrego Afonso XIII, na Avenida Lélio Piza, só tem chance de alagar com obstruções das tubulações. "As chances de novos alagamentos são mínimas. Isso só vai acontecer se forem registradas obstruções, com acúmulo de lixo nesses locais, como pedaços de galhos, móveis, entre outros”, afirmou.
Projeto
Vale lembrar que essas obras contemplam apenas a primeira etapa do projeto de macrodrenagem, onde estão sendo investidos cerca de R$ 25 milhões. Outros pontos críticos do município também precisam de melhorias, mas, só futuramente isso será analisado.