O TupãCity e as rádios Tupã e Nova Tupã deram continuidade a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Tupã.
A entrevistada neste sábado (7) foi Klio Hirano (PRTB), que é empresária e ativista política. Com a chapa composta por mulheres, sua vice é a servidora pública Cris Mapelli (PRTB). Ambas são naturais de Tupã (SP).
Já no início da entrevista, que foi conduzida pelos profissionais Antônio de Fáveri e Nayara Aniceto, Klio Hirano foi questionada sobre suas prioridades no primeiro ano de governo, caso fosse eleita. Ela responde sobre a saúde, que precisará de uma maior atenção devido à pandemia.
"No meu plano de governo, estarei estudando a melhor forma de enfrentar esse desafio que é pandêmico, da saúde, do atendimento, da pós pandemia. Para isso, pretendo trazer mais conhecimento de doutores e técnicos, aumentar PSFs e a Upa, e modernizar os atendimentos”, conta.
Em relação ao desenvolvimento da Campanha Política, Klio explica que o PRTB, assim como ela, não acredita em fundo eleitoral. Por isso, seus materiais de campanha demoraram para chegar. "Agora que chegou o material, pretendo sair às ruas. Desenvolvendo um trabalho de rua e de internet, através da minha página”, disse.
Em relação ao Orçamento Municipal, Klio Hirano enfatiza que pretende buscar emendas federais e não depender apenas do dinheiro arrecadado no município.
"Não quero trabalhar com os impostos dos tupãenses, mas, ir buscar verbas nos ministérios. Como sou alinhada com o Governo Federal, temos mais de 17 deputados, que nos mantém as portas abertas”, destaca.
Questionada sobre a infraestrutura, a candidata afirma que vai concretar as pontes de Varpa. "As três pontes de Varpa são de madeira e servem como barganha política, já que os moradores me contaram que sempre algum político promete resolver o problema, mas que isso nunca acontece. Eu pretendo asfaltar a área e substituir as pontes de madeira por de concreto”, salienta.
Ainda na parte de infraestrutura da cidade, Klio conta que vai trazer o programa Minha Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida) para que as pessoas de baixa renda tenham condições de morar em uma residência confortável.
Já em relação à revitalização do novo Centro, prevista no plano de governo da candidata, ela destacou que é uma forma de desenvolver a avenida Tamoios.
" Como a Tamoios é nossa principal avenida, imagino ela como um grande calçadão, com mesas e bancos. Isto iria desenvolver todas as ruas paralelas, dando um maior crescimento ao município. Além de fortalecer o comércio com cursos e conhecimento”, afirma.
Para a educação, a candidata pretende trazer o Colégio Cívico-Militar para Tupã. Ao ser questionada sobre a viabilidade do projeto, ela pontua que é preciso resgatar os valores morais e cívicos.
"É um projeto do Ministério da Educação junto com o Ministério da Defesa aberto para todos, com o objetivo de resgatar os valores da moral-cívica e da educação. Hoje vemos os valores invertidos, onde filhos respondem os pais, batem em professor. E a educação é uma forma de transformar essa realidade”, aponta.
"Também quero trazer o Centro de Educação Unificado nas áreas periféricas, para oferecer educação de forma lúdica, com quadra esportiva, teatro, cinema, biblioteca, piscina, entre outros. Oferecendo todo um amparo para que a criança tenha estímulo para se desenvolver”, acrescenta a candidata.
Quer conhecer mais sobre a candidata? Assista a entrevista completa:
Redação TupãCity