Tupã teve saldo positivo em contratações e abertura de empresas, mostra CAGED
14/12/2020 O Mapa das Empresas do Ministério da Economia, mostra que 726 empresas foram abertas no município até outubro deste ano.
Em 2020, Tupã registrou saldo positivo em relação ao número de empregos criados e na abertura de novas empresas na cidade. Com isso, a cidade ficou entre os municípios da região que conseguiram criar oportunidades de trabalho mesmo com a pandemia de coronavírus.
Na avaliação do retrospecto anual, o comércio foi o setor com índices mais positivos. De acordo com o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Governo Federal, 157 pessoas foram contratadas para trabalhar na área comercial.
Outro grupamento com bons resultados foi o da indústria em geral, com 78 novas contratações. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, esse ano não foi fácil para o país, e nosso município também acabou afetado.
"Estamos contentes com os bons resultados, mas precisamos continuar trabalhando para aumentar os empregos na cidade, pois sabemos que outros setores sofreram queda durante o ano”, disse Newton.
Neste ano, muitas pessoas decidiram criar o próprio negócio. O Mapa das Empresas, sistema desenvolvido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, mostra que 726 empresas foram abertas até outubro deste ano, 699 são microempresas, 8 são de pequeno porte e 19 desempenham outras atividades econômicas.
A diretora na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Érica Passarelli, anunciou no fim de novembro a vinda do programa Minha Chance para Tupã. A iniciativa visa aumentar a empregabilidade dos participantes, que têm à disposição cursos técnicos e gratuitos de qualificação profissional.