Na última quinta-feira (17), o vereador Tiago Matias, que não conseguiu se reeleger para a Câmara dos próximos quatro anos, protocolou uma denúncia do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pedindo a cassação da vereadora eleita Claudinha do Povo, porque a mesma teria feito boca de urna nas eleições municipais.
Leia mais: Tiago Matias faz denúncia no TRE contra vereadora eleita, Claudinha do Povo.
Mas, diferente do que o vereador Tiago Matias pretendia, que Claudinha do Povo fosse afastada do cargo imediatamente, o juiz da 143º Zona Eleitoral, Guilherme Facchini Bocchi Azevedo, indeferiu a liminar e destaca que não há como antecipar quaisquer sanções eleitorais, antes de a vereadora ser de fato investigada.
"Na espécie, a parte autora afirma que a representada teria aliciado votos de eleitores mediante a oferta/promessa de pagamento de valor em espécie. Destarte, com o efetivo exercício do contraditório, e com a produção das provas em juízo, serão aquilatadas as circunstâncias fáticas acerca da imputada prática da conduta punível, a legitimidade da conduta, bem como a finalidade caracterizada na real intenção. Ou seja, somente com o desenrolar do processo serão melhor avaliados os pressupostos que devem estar presentes para a existência de infração eleitoral, afigurando-se, por ora, açodada a antecipação de qualquer das sanções eleitorais”.
Sendo assim, o juiz afirma que Claudinha do Povo tem direito de defesa e que as acusações não preenchem os pressupostos legais necessários para cassar a vereadora.
Especulações
Existem muitas especulações diante do caso, isso porque Claudinha do Povo e Tiago Matias são do mesmo partido, o Progressistas (PP).
Tiago Matias não conseguiu se reeleger para a Câmara de 2021-2024 e é suplente de Claudinha do Povo. Sendo assim, caso a vereadora fosse afastada do cargo e se tornasse inelegível, ele assumiria seu lugar no Legislativo Municipal.
Redação TupãCity
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.