Santa catarina

Com nomes personalizados, estampa de coração em batimento e laços coloridos, presentes mais que especiais foram produzidos e doados pela Penitenciária Feminina de Tupi Paulista para entidades beneficentes da região: 445 kits de roupa de cama hospitalar. A entrega foi realizada nesta quinta-feira (11), no Salão do Júri do Fórum de Tupã à representantes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Tupã, Casa dos Velhos de Tupã, CERVIDA (Centro de Estudos e Recuperação para a Vida de Tupã) e Hospital Beneficente São José de Herculândia. A confecção das rouparias é fruto do "Projeto de Qualificação Profissional de Mulheres Presas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista - Kits de Roupa de Cama Hospitalar", que conta com a parceria do Poder Judiciário para compra dos materiais e com intermédio da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (FUNAP) para qualificação das costureiras. Além disso, tem apoio das empresas Trinys, de Osvaldo Cruz e Portage, de Adamantina, como também, auxílio do Diretor Técnico III da Penitenciária de Osvaldo Cruz, Jesus Ross.

Presas produzem e doam 445 kits de roupa de cama hospitalar para instituições da região. Foto Ilustrativa retirada da flickr.
Presas produzem e doam 445 kits de roupa de cama hospitalar para instituições da região. Foto Ilustrativa retirada da flickr.
Fabricação Compostos por lençol, forro de cama e fronha, os kits foram produzidos por 60 reeducandas do regime fechado, capacitadas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, em curso de costura de 160 horas/aula, na unidade prisional. As mulheres são qualificadas a operar máquinas diversas como overloque, reta e de corte, além de aprender técnicas de montagem e costura de peças de rouparia de cama e noções básicas de empreendedorismo, com palestras temáticas sobre o assunto. "A participação das reeducandas no projeto atribui aspectos de responsabilidade diante dos próprios atos. Elas entendem que podem recomeçar e que não estão desacreditadas. Assim, podem ir em busca de projetos futuros e diminuir o prognóstico de tornar a reincidir", explica a diretora geral da penitenciária, Adriana Alkmin Pereira Domingues.
Presas produzem e doam 445 kits de roupa de cama hospitalar para instituições da região.
Presas produzem e doam 445 kits de roupa de cama hospitalar para instituições da região.
Recursos A compra do tecido foi feita com o uso de recursos oriundos das penas alternativas impostas a infratores de menor potencial ofensivo. Os valores recolhidos, decorrentes da prática de infrações de menor gravidade, foram destinados à compra do material. Com isso, o dinheiro arrecadado pela Justiça Criminal, pago pelos infratores, se transformou em roupa de cama para as entidades que prestam relevantes serviços de cunho social em nossa região. Além disso, possibilitou às reeducandas de Tupi Paulista e reeducandos de Osvaldo Cruz a prestação de serviços dentro do sistema prisional, com redução do tempo de cumprimento de pena, além da obtenção de qualificação profissional, fundamental para a reinserção social quando estiverem novamente em liberdade. Beneficiados Além de oportunizar capacitação profissional, a atividade resulta em uma ação de cunho social, que culmina na doação do material produzido às instituições da região. A estimativa é de beneficiá-las com cerca de 3 mil kits hospitalares. Estiveram presentes na cerimônia de entrega ao lado de representantes das entidades beneficiadas citadas, os Juízes de Direito, Dr. Paolo Pellegrini Junior e Dr. Fábio Alexandre Marinelli Sola representando o Poder Judiciário.
Presas produzem e doam 445 kits de roupa de cama hospitalar para instituições da região.
Presas produzem e doam 445 kits de roupa de cama hospitalar para instituições da região.

Divulgação

Paineira Tupã

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram