Família de Tupã celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com plantio de árvore
02/04/2021 "Autismo não define seu filho! Não permita que qualquer pessoa, seja da família, profissional da saúde ou educação diga que o seu filho não é capaz. Acredite sempre nele", relata Rubia Maldonado; saiba mais.
Uma família de Tupã e o Clube da Árvore uniram forças para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta sexta-feira (2). A ideia foi plantar uma árvore na calçada da residência, junto com duas crianças que possuem o espectro autista.
Em contato com o TupãCity.Com, a mãe dos dois meninos autistas, Rubia Maldonado, contou que durante a semana entrou em contato com várias empresas para ampliar a divulgação deste dia de conscientização.
"Sempre procuro ensinar meus filhos a necessidade que temos de cuidar do meio ambiente. Esta semana entrei em contato com vários grupos para nos ajudar na divulgação do Dia do Autismo, pedindo que empresas deixassem uma mensagem no dia 2 e, ao conversar com o pessoal do Clube da Árvore, eles sugeriram plantar uma árvore junto com os guris", explica.
A ideia não só marca a importância do Dia do Autismo, como também lembra de outra luta, que é o cuidado com o meio ambiente. "Se não fosse a pandemia faríamos uma ação com todas crianças do grupo, mas como não podemos aglomerar, será realizada individual com cada família".
Ela ainda conta que seus filhos ficaram empolgados com a atividade. "Os guris ainda não tinham plantado uma árvore, eles cuidam de flores e plantas de pequeno porte. Agora eles terão a oportunidade de cuidar da nossa Pata de Vaca e ver ela se desenvolvendo junto com eles em frente à nossa casa. Estão ansiosos para a floração".
Para Fernanda Buono, que faz parte do Clube da Árvore, foi uma experiência única e todos deveriam ter a experiência de plantar uma árvore. "Foi uma experiência única e muito especial. Os meninos, Davi e Miguel, plantaram a sua primeira muda de árvore. Ter o privilégio de explicar como é e onde plantar, além de participar do primeiro plantio de uma muda de árvore de uma pessoa.. É mágico", destacou a engenheira ambiental.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Rúbia Maldonado, explica que o Dia do Autista foi criado pela ONU em 2008, com o objetivo de chamar a atenção do mundo.
"Precisamos ajudar na divulgação dos sinais, ampliar as ações de conscientização e direitos da pessoa com Autismo"."Os autistas são únicos, não existe um autista igual o outro no mundo todo. Autismo não tem cura, não é doença. É um transtorno do neurodesenvolvimento infantil e vai acompanhar a pessoa sua vida toda. Por isso, precisamos que mais pessoas conheçam o amplo Espectro", acrescentou.
Tupã é uma cidade que busca acolher e ajudar ao próximo, no entanto, ainda falta muita empatia para alcançar a igualdade, assim como explica Rúbia.
"Quero deixar um recado para as famílias, principalmente os que acabaram de receber o diagnóstico dos filhos ou suspeitam através dos sinais: Autismo não define seu filho! Não permita que qualquer pessoa, seja da família, profissional da saúde ou educação diga que o seu filho não é capaz. Acredite sempre nele! Ele pode e consegue dia após dia se superar".GITEA
Em Tupã, existe o Grupo Infinito Transtorno do Espectro Autista (GITEA), que oferece apoio aos pais e demais familiares. "É infinito porque infinitas são as possibilidades de aprender, se comunicar e principalmente amar", concluiu.