Cerca de 2 mil moradores de Tupã terão que plantar árvores em frente aos imóveis
08/04/2021 Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, cerca de 2 mil moradores vão precisar plantar árvores; saiba mais.
Todas as casas de Tupã devem ter pelo menos uma árvore plantada na calçada. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues - Zé Vinagre, a medida atende às exigências da Lei Municipal nº 4.638/2013 e do Plano Diretor.
Em entrevista ao TupãCity.Com, Zé Vinagre explica que aproximadamente 2 mil proprietários terão que plantar árvores em frente ao imóvel. Segundo ele, a Prefeitura vai ajudar a abrir os buracos das calçadas e irá ceder mudas adequadas para o plantio na área urbana.
"As pessoas que não tiverem condições de adequar a calçada podem reivindicar na secretaria de Meio Ambiente, que a Prefeitura fará este serviço. Além de dar as mudas de árvore para quem precisar", disse.
COMO SOLICITAR ABERTURA DE CALÇADA?
A prefeitura mantém o Portal de Arborização disponível em seu site oficial "tupa.sp.gov.br". A criação da ferramenta disponibiliza a solicitação de todas as etapas necessárias para que a população adeque suas fachadas de acordo com as condições arbóreas.
As opções do Portal, que podem ser localizadas no anexo "Meio Ambiente" do canto direito do site da prefeitura, levam o munícipe a três seções específicas: Cadastro Positivo, Calçada Sustentável e Solicitações de Corte.
No "Cadastro Positivo", o morador poderá informar e enviar fotos à prefeitura sobre as árvores que já dispõe dentro dos padrões do município. Na seção "Calçada Sustentável" é possível solicitar o auxílio para adequação da calçada que receberá o plantio com muda adequada e dentro dos padrões e determinações do Plano de Arborização e do Plano Diretor Sustentável da cidade. Por fim, na aba "Solicitação de Corte", o munícipe pode acompanhar se os pedidos de extração de árvores foram deferidos ou não, podendo denunciar endereços que extraíram árvores irregularmente.
Mais informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3496-3346.