Trânsito: Prefeitura vai manter rotatória na J. E. Ari Fernandes
27/04/2021 A rotatória implementada recentemente na Rua J. E. Ari Fernandes, nas proximidades do Terminal Rodoviário "Geraldo Seiscentos", não deverá ter qualquer reformulação, segundo explicou o secretário Municipal de Obras, Valentim César Bicheschi.
Para o secretário, não existe nada de errado com o dispositivo. "O projeto foi desenvolvido por técnicos da secretaria, embasado no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Não há nenhuma irregularidade com o dispositivo e ele segue todas as normas de trânsito", afirmou.
Bigeschi destacou que os motoristas devem estar atentos ao trafegar pelo local, para evitar acidentes. "O CTB explica que a preferência é de quem está na rotatória. Os motoristas precisam ter a consciência de que, se obedecerem as regras de trânsito, dificilmente acontecerá acidentes no local", afirmou.
O secretário destacou que muitos motoristas tupãenses ainda não estão acostumados em transitar nesse dispositivo, o que aumenta o receio na hora de trafegar pela rotatória. "O local está devidamente sinalizado, com indicações de pare e tachões instalados no solo. 90% das rotatórias urbanas são sinalizadas com tachões", salientou.
Alguns motoristas pediram a instalação de um semáforo ou de lombadas para reduzir a velocidade dos veículos que transitam na região. Mas o secretário explicou que esses dispositivos podem comprometer o fluxo de veículos. "Semáforo e lombada deixam o trânsito ainda mais lento. Com a rotatória, o trânsito flui melhor. Com um semáforo no local, os motoristas terão que esperar 40 segundos para prosseguir. E na maioria das vezes, isso não acontece na rotatória porque ela pode fazer o trânsito fluir melhor", disse. "Com um semáforo no local, existe a possibilidade de se criar uma fila extensa no trecho, causando lentidão no trânsito", completou.
Bigeschi explicou que a construção de um monumento dentro do círculo destinado para a rotatória pode dificultar a manobra de veículos pesados. "Com os tachões, esses veículos pesados podem passar por eles, por uma eventual falta de espaço, que não haverá problema.
No caso da construção de um monumento ou de um canteiro central, o motorista mais desatento que passar direto pelo local irá se acidentar. O tachão é um dispositivo permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro e pode evitar acidentes na possível desatenção dos motoristas", explicou.
O secretário ressaltou que hoje, segunda-feira, dia 26, às 9 horas da manhã, participará de uma reunião virtual com membros do Conselho Municipal de Trânsito para tratar sobre as novas demandas do município.