Procon de Tupã dá dicas para as compras do Dia das Crianças
07/10/2016
O Procon de Tupã atende das 7h às 12h, de segunda às sextas-feiras, na Praça da Bandeira, 291, ou pelo telefone 3491 5395.
No próximo dia 12, será comemorado o Dia das Crianças e o Procon de Tupã dá algumas dicas para os consumidores não passarem sufoco na hora de comprar o presente da criançada. Segundo o coordenador do órgão de proteção aos consumidores, Clóvis Saito, o mais importante na hora de levar um presente para casa é escolher brinquedos e objetos compatíveis com a idade da criança, além de verificar se o produto apresenta o selo de proteção do Inmetro, o que indica que o produto foi fabricado de acordo com as normas técnicas em vigor. "Os brinquedos importados devem conter nome, endereço e telefone do importador. Deve ser exigida também a nota fiscal, para o caso de trocas do produto, ou ainda, assegurar a garantia do produto. É preciso, ainda, testar na loja, os brinquedos que necessitam de pilha", orienta. Os produtos que não tiverem o selo do Inmetro, poderão estar sujeitos à fiscalização da Fundação Procon de São Paulo, bem como do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/SP), órgão delegado do Inmetro,e poderão ser apreendidos e o fornecedor sujeito à multa.
O coordenador ressalta ainda que antes de comprar, os consumidores devem conferir se o brinquedo condiz com o que foi mostrado na publicidade, já que nem sempre os anúncios mostram a realidade, a funcionalidade, o tamanho e o desempenho do brinquedo. "Em caso de defeitos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor (loja ou fabricante) tem prazo de 30 dias para fazer os reparos. Não sendo sanado o defeito no prazo de 30 dias, o consumidor poderá exigir a troca do produto por um novo ou a devolução da quantia paga", explicou. Clóvis explica também que para as crianças menores, os brinquedos não devem apresentar peças pequenas, com pontas, partes cortantes e materiais suspeitos de serem tóxicos, ou que exponham a integridade física ou a saúde das crianças. Segundo Clóvis Saito, os brinquedos, a exemplo de todos os outros produtos, estão sujeitos às exigências do Código de Defesa do Consumidor, e devem trazer todas as informações de forma clara e precisa, inclusive sobre o fabricante e importador, tanto na embalagem como no manual de instruções. "É muito importante as pessoas se lembrarem que como consumidores todos têm os seus direitos e devem buscar assegurá-los. É importante também que antes de sair comprando tudo que vê na vitrine, o consumidor faça uma pesquisa de preços, para que o orçamento não seja comprometido", disse. Outra orientação importante é que a população fique atenta às informações em relação à forma de pagamento, valor e principalmente ao prazo de entrega para evitar possíveis aborrecimentos. "Vale lembrar que as compras realizadas pela internet, por telefone ou catálogo, o consumidor poderá exercer o direito de arrependimento e devolver o produto, no prazo de 7 dias, a contar do pedido ou do recebimento deste, com a devolução do valor pago", disse. Clóvis completa informando que nas compras realizadas nas lojas físicas, o consumidor não terá esse direito de arrependimento. "Desta forma, verifique com o vendedor se a empresa efetua a troca caso o consumidor não goste do produto, haja vista que a loja não tem a obrigação de devolver o valor pago nesses casos", finalizou. O Procon de Tupã atende das 7h às 12h, de segunda às sextas-feiras, na Praça da Bandeira, 291, ou pelo telefone 3491 5395.Assessoria de Imprensa
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.