Após acordo com MP, usina e prefeitura realizam melhorias na Estrada Santa Estela
15/09/2015 O TAC foi firmado após denúncia apresentada pela prefeitura à Promotoria sobre os danos causados em diversas estradas rurais pelos caminhões canavieiros.
A prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, em parceria com a Usina Clealco, realizou várias melhorias na estrada rural Santa Estela. Os trabalhos foram executados em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura, a Clealco e a Promotoria do Meio Ambiente.
De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Danilo Aguillar, o TAC foi firmado após denúncia apresentada pela prefeitura à Promotoria sobre os danos causados em diversas estradas rurais pelos caminhões utilizados no transporte de cana de açúcar, sobretudo na época de colheita da safra.
Após assinar o termo a usina iniciou a recuperação de um dos trechos danificados que ocorreu no segundo semestre de 2014 e no mês passado realizaram as melhorias no segundo trecho da estrada Santa Estela.
Segundo Danilo, os trabalhos, executados em parceria com a prefeitura, contaram com equipamentos de grande porte como escavadeira e esteira, que foram utilizados para derrubar parte do barranco, elevando o nível do leito carroçável.
"Com a elevação do leito carroçável da estrada, as águas pluviais são direcionadas para as curvas de nível ou caixas secas das propriedades rurais, evitando novos danos na estrada", explicou o secretário de Obras.
As equipes da prefeitura também eliminaram os trechos de areião existentes nas baixadas e depositaram nos trechos críticos camada pedra britada produzida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através da usina de reciclagem de resíduos sólidos.
"Com as melhorias executadas pela prefeitura, em parceria com a Clealco, eliminamos os areiões nas baixadas, direcionamos o fluxo das águas de chuva e ainda colocamos uma camada de pedra britada nos pontos críticos evitando risco de atoleiros nos períodos de chuvas".