13/05/2021 De acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o município possui cerca de 50 praças públicas, o que exige um extenso cronograma de trabalho para ser executado durante cada mês.
Mesmo com as praças interditadas por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esses espaços públicos estão recebendo manutenção para evitar o acúmulo de lixo, a criação de possíveis focos de proliferação de insetos transmissores de doença e a presença de animais peçonhentos, contribuindo assim com a saúde pública.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o município possui cerca de 50 praças públicas, o que exige um extenso cronograma de trabalho para ser executado durante cada mês.
O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José "Vinagre" Rodrigues, responsável pelos trabalhos de roçada, explicou que nesta época do ano o crescimento do mato é mais fácil de ser controlado. "O período de chuvas desenvolve ainda mais o mato nesses locais, aumentando a demanda por esses serviços. Na época do frio e sem chuvas, os pedidos por roçada já caem um pouco", afirmou.
Vale lembrar que a manutenção desses espaços não contribui apenas com aqueles que visitam as praças, mas também com os moradores que residem próximos a essas áreas. Lotes, terrenos baldios e praças que acumulam lixo e mato alto podem se tornar habitat para animais transmissores de doenças, incluindo o mosquito "Aedes aegypti" e escorpiões.
O secretário destacou que, recentemente, a pasta, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, realizou melhorias na Praça dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, na Vila Abarca. "Fizemos uma poda geral e a roçada em toda a praça. A Secretaria de Obras nos ajudou nesse serviço, com a manutenção de bancos, equipamentos de ginástica e pintura das calçadas", disse.
Cabe ressaltar que a Praça dos 500 Anos ainda espera definições da Prefeitura de Tupã em relação à antiga UBS que funcionava no local. Os atendimentos foram transferidos devido ao estado de conservação do prédio que, por apresentar riscos de desabamento, foi interditado pela Justiça.