Abricó-de-macaco: florada ajuda a colorir a Praça da Bandeira
21/05/2021 Município de Tupã possui 4 exemplares dessa espécie de árvore, sendo que três estão plantadas na Praça da Bandeira e uma na Rua Tupinambás.
O avanço na infecção, as mortes diárias e as notícias de dias não muito promissores com a falta de vacinação em massa, ainda continuam causando efeitos negativos na saúde emocional dos tupãenses.
O município vive um momento difícil em meio ao caos instalado na saúde pública. Para tentar fugir dessa realidade, muitos buscam, com os devidos cuidados, arejar a mente ao ar livre, em locais abertos, preservando o contato com a natureza.
E sem os tradicionais eventos na Praça da Bandeira, o olhar mais atento de muitos se volta, agora, para as belezas naturais do local, que são dignas de contemplação. Este é o caso do abricó-de-macaco, uma árvore exótica, que nesta época do ano chama a atenção pela beleza de sua florada. Suas pétalas de cores marcantes parecem vestir seu tronco de rosa e branco, praticamente escondendo seu caule devido à quantidade de flores que se espalham por todos os lados.
E toda essa beleza só podia ser brasileira. A planta, que é nativa da Amazônia, apresenta folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. As flores desta árvore surgem curiosamente do tronco, em longas inflorescências do tipo rácemo, que podem chegar a 3 metros de comprimento. Elas possuem seis pétalas carnosas, esverdeadas, alaranjadas ou vermelhas em longos estames brancos, amarelos ou róseos com anteras amarelas e exalam um delicado aroma de rosas, que são atrativas para as abelhas, que se encarregam da polinização.
A floração pode perdurar por todo o ano, mas é mais intensa neste período de calor.
Para quem ainda não sabe, o município de Tupã possui 4 exemplares dessa espécie de árvore, sendo que três estão plantadas na Praça da Bandeira e uma na Rua Tupinambás, defronte ao Supermercado Kawakami.
Características
Os frutos da "abricó-de-macaco" são grandes cápsulas globosas, de casca marrom e lenhosa, com até 3 quilos e 20 cm de diâmetro, o que lhe valeu o nome em inglês de cannon ball tree (árvore-bola-de-canhão). Sua polpa é gelatinosa, azulada e malcheirosa, com 200 a 300 sementes. Apesar de comestíveis, os frutos não são apreciados, devido ao aroma desagradável. No entanto, eles servem de alimento aos macacos e animais domésticos.
Os frutos do "abricó-de-macaco" levam quase um ano para amadurecer e podem ser muito perigosos quando caem. Por este motivo, esta árvore não pode ser plantada em locais com circulação de pessoas e automóveis, como calçadas e ruas, assim como pequenos jardins residenciais.