Queiroz publica decreto com medidas mais rígidas para combate da Covid-19
24/05/2021 Decreto Nº 044/2021, que proíbe atendimento presencial em estabelecimentos considerados não essenciais, é válido até 1º de junho.
Para evitar o agravamento da pandemia de Covid-19 na cidade de Queiroz, a Prefeitura publicou o decreto Nº 044/2021 com medidas mais rígidas quanto ao funcionamento das atividades comerciais na cidade. O documento vale até 1º de junho.
Desde o sábado, dia 22, a Prefeitura proibiu qualquer atendimento presencial, até mesmo no sistema drive-thru, sendo permitido apenas a modalidade delivery. Ou seja, somente os estabelecimentos podem entregar os produtos na casa do consumidor. A decisão vale para bares, lanchonetes, sorveterias e similares, comércio ambulante, food trucks, além de lojas de conveniência.
Além disso, aos domingos também fica proibido o funcionamento presencial de: mercados, minimercados, mercearias, feiras, açougues, padarias, lotéricas e correspondentes bancários. No domingo é permitido o funcionamento de postos de combustíveis (somente abastecimento), farmácias e drogarias, mas com horário reduzido das 8h às 12h.
Cultos e atividades em templos religiosos também estão proibidos, ficando permitido apenas manifestações individuais de fé, respeitando distanciamento de 1,5m e medidas de prevenção (uso de máscara e álcool em gel 70%).
O descumprimento do decreto sujeita o estabelecimento a ser multado em até 50 Unidades Fiscais do Município, por dia, devidas responsabilidades civil e criminal, e suspensão ou cancelamento do alvará.
Vale destacar que as restrições não serão aplicadas nas atividades essenciais, mas elas deverão obedecer regras mais rígidas de funcionamento, como 20% de lotação máxima, supermercados e afins precisam aferir a temperatura na entrada, disponibilização de álcool em gel 70% e máscaras para todos os funcionários, higienizar o ambiente interno com sanitizantes diariamente a cada duas horas, disponibilizar álcool em gel 70% na entrada do estabelecimento, não permitir entrada de clientes sem máscara e proibir a permanência de menores de 12 anos de idade no local.
FISCALIZAÇÃO
A Prefeitura de Queiroz, por meio da Vigilância Sanitária, também interditou os brinquedos das praças municipais, campo society e campinhos de futebol. O objetivo é evitar a aglomeração de crianças e adolescentes nestes locais.