Pela segunda semana seguida, uma idosa de 77 anos que não teve sua identidade divulgada foi vítima de golpe no município de Tupã.
Conforme as informações passadas pela sua filha à equipe do TupãCity.Com, os bandidos ligaram para a idosa e alegaram que o cartão do banco havia sido clonado, na inocência ela forneceu todos os dados solicitados, inclusive a senha.
Como se não bastasse, os bandidos foram até a casa dela buscar os cartões, alegando que precisavam destruir.
"Minha mãe trabalha a vida inteira, guarda seu dinheiro e roubam ela", relata a filha.
Tendo isso em vista, é importante que idosos sejam orientados a não fornecer nenhum dado. Confira algumas dicas para evitar golpes.
1 - Desconfie de solicitações de senha por telefone ou e-mail
As instituições financeiras não enviam e-mail e nem ligam para os clientes solicitando a senha do cartão de crédito, nem mesmo o seu código de segurança. Esses dados são pessoais e intransferíveis e não devem ser informados nem digitados no telefone.
Ou seja, mesmo que alguém ligue em nome de bancos ou instituições financeiras nunca passe esses dados.
2 - Não entregue seus cartões, mesmo que inutilizados
Os bancos nunca solicitam a devolução de cartões, mesmo em caso de bloqueio ou cancelamento, além de não fazerem essa retirada na residência de seus clientes.
3 - Nunca informe a senha ou dados do cartão a outras pessoas
A sua senha é individual e intransferível. Lembre-se que ela nunca deve ser compartilhada com outras pessoas. Outro dado importante é o código de segurança, que fica na parte traseira do cartão. Esse número é o seu acesso para fazer compras online, ou seja, de posse dele e dos dados pessoais, qualquer pessoa pode comprar, online, com o seu cartão. Por isso, nunca forneça esses dados a ninguém.
4 - Acompanhe sempre o seu extrato de despesas
Outra maneira de garantir a segurança no uso do seu cartão e manter-se cada vez mais longe das fraudes é fazer um acompanhamento frequente do extrato de suas despesas. Esse documento registra todas as compras e despesas efetuadas no cartão e, por isso, é uma das melhores ferramentas de controle.
Caso note algum débito indevido, entre em contato com a Central de Relacionamento para averiguar.
TupãCity