A Vigilância Sanitária é responsável por garantir que materiais hospitalares e medicamentos vencidos ou em desuso sejam descartados corretamente. E para conscientizar a população sobre o descarte correto, o Setor recebe os itens para destiná-los para locais de descarte apropriado.
Além da Vigilância, localizada na rua Piratinins, 1011, a população também pode destinar os itens para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, que funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h, ou na sede da Secretaria de Saúde, na rua Paiaquas, 370.
A chefe de setor de Vigilância Sanitária, Gisele Porteiro, explicou que o descarte destes itens em locais impróprios pode trazer inúmeros riscos para o meio ambiente e para as pessoas que podem entrar em contato com os materiais.
"Verificamos que no local vistoriado pelas equipes da Vigilância haviam muitos frascos de soro e de alimentação por sonda enteral, equipamentos e embalagens de curativo, itens que não deviam ser descartados desta forma. Por isso, gostaria de fazer um apelo a população, para que se conscientizem sobre o assunto, pois é muito sério", alertou.
Gisele ainda ressaltou que muitos itens como as embalagens de itens hospitalares podem ser descartados junto com o lixo reciclável, mas
em caso de dúvidas sobre o que pode ou não ser descartado, o munícipe deve ligar na Vigilância pelo número (14) 3496-6645.
"Aqui em Tupã temos muitas casas onde os moradores fazem o uso de insulina ou de outros itens hospitalares com frequência, e por isso os cuidados com o descarte precisam ser redobrados, já que depositados em locais indevidos pode acabar machucando ou infectando outras pessoas, como os coletores de lixos, que são os primeiros a entrarem em contato com o material", informou.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, enfatizou a disponibilização de caixas nas Unidades de Saúde para o descarte desses itens.
"Por vezes, as Unidades são os locais mais próximos das residências e por isso se tornam o melhor local para descartar esses itens. Lembrando que as Unidades diferente da Secretaria e do prédio da Vigilância, tem estrutura adequada para o recebimento de materiais curativos, e por isso é importante enfatizar que os munícipes levem nas Unidades os itens e de forma segura, para que não haja riscos de contaminação com os materiais", explicou.
Prefeitura
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.