Mesmo com o avanço da vacinação em massa e a gradual redução das internações, ainda não existe nenhuma previsão de quando o município deverá realizar suas tradicionais festividades presenciais, fazendo com que os tupãenses voltem a viver os tempos pré-pandemia, retomando a normalidade.
Até a tarde de ontem, o município havia vacinado 40.535 pessoas com a primeira dose, representando 61,82% da população, segundo dados da Prefeitura de Tupã. Mas, para o poder público, esse percentual de pessoas vacinadas apenas com a primeira dose não garante segurança necessária para a retomada dos eventos presenciais.
O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Duda Gimenez, afirmou que o município não tem cronograma para realização de eventos devido às condições ainda apresentadas pela pandemia.
"Por enquanto, a liberação de eventos não está definida", disse, explicando que o assunto deverá ainda merecer uma série de análises.
Dessa forma, os tupãenses não deverão contar, neste ano, com a realização dos tradicionais eventos: Exapit (Exposição Agropecuária e Industrial de Tupã), que acontece no mês de agosto; Nippon Fest, no mês de setembro; Dia da Cidade, no mês de outubro; e Natal de Luz, em dezembro.
Por enquanto, está tudo cancelado. Uma eventual mudança nos planos ainda pode demorar alguns meses, mas não é possível no momento fazer qualquer previsão.
Disk Denúncia
Por mais que exista legislação específica, muitos tentam burlar as leis realizando eventos clandestinos em chácaras, ranchos e imóveis particulares. Para evitar a realização de encontros que promovam aglomerações de pessoas, o Departamento de Vigilância em Saúde e a Vigilância Sanitária continuam inspecionando diversos espaços da cidade diariamente.
Além do serviço público, os munícipes também podem ajudar denunciando a realização desses encontros clandestinos. As denúncias podem ser realizadas pelo telefone fixo da Vigilância Sanitária (14) 3496-6645, que está disponível para ligações das 7h30 min às 17 horas, ou da Polícia Militar 190, disponível 24 horas. O Disk Denúncia Municipal também está disponível pelo telefone (14) 99713-5691, sendo de segunda a quarta-feira das 7h30 min às 23 horas, às quintas-feiras das 7h30 min à 0 hora, e nas sextas-feiras das 7h30 min às 3 horas.
A fiscalização busca cumprir as medidas restritivas adotadas para impedir a propagação do coronavírus e impedir que sejam realizadas festas e reuniões com aglomerações.
Diário Tupã