Operação Tapa-Buracos recupera cerca de 450 metros de rua por dia
04/11/2016 "Atuamos dentro de um cronograma de trabalho que prioriza as ruas com maiores deteriorações e com maior fluxo de veículos", destaca Secretário de Obras.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura desenvolve continuamente a manutenção das vias públicas da cidade através do Programa Tapa-Buracos, que é responsável pela recomposição do pavimento asfáltico das vias deterioradas.
Segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Claudemir Navarro Júnior, a equipe responsável pelo serviço, que é composta por 6 servidores braçais, 2 motoristas, um operador de máquinas e 1 chefe de equipe, vem trabalhando de forma preventiva, efetuando fiscalização diária e corretiva quando identificada a necessidade de reparação.
Além disso, os trabalhos contam também com uma máquina pá carregadeira e uma caldeira móvel transportada por um trator. Os procedimentos para reparação dos buracos começam com a limpeza e preparação do solo e termina com a aplicação da massa asfáltica e compactação do solo.
"Atuamos dentro de um cronograma de trabalho que prioriza as ruas com maiores deteriorações e com maior fluxo de veículos, para posteriormente atendermos as demais. Atendemos também as ocorrências deflagradas no serviço de ouvidoria da Prefeitura realizada pelos munícipes", disse.
Júnior explicou que a operação tapa-buracos é realizada apenas em dias de sol para melhor aderência do produto. A massa asfáltica, que é formada por emulsão asfáltica, pó de pedra e pedrisco, é preparada em Usina de asfalto instalada nas dependências da própria Secretaria de Obras.
Ainda de acordo com o secretário de Obras, são utilizados nos serviços der tapa-buracos 8 metros cúbicos por dia, o que possibilita a recuperação média de quase 450 metros de extensão de rua por dia.
"È necessário esclarecer que muitas vezes por se tratar de material heterogêneo a massa asfáltica aplicada no buraco existente em via pública, não se adere adequadamente, em virtude do pavimento asfáltico do local ser de longa data, assim, com a trafegabilidade de veículos e ocorrências de chuvas, os buracos retornam nas vias outrora reparadas", explicou.
O secretário finalizou ressaltando que além das vias públicas urbanas, é realizada também a manutenção nas estradas vicinais, compreendendo uma grande malha viária, formada pela vicinal Tupã/Quatá (até o rio do peixe), Varpa, Tupã/Parnaso, Tupã/Bastos, Tupã/Arco Íris e Tupã/Queiroz e a estrada do Thermas.