Comissão do Meio Ambiente vai denunciar criminalmente quem realizar poda drástica em árvores
18/08/2021 A Lei municipal nº 4638/2013 estabelece multa de 10 UFMs (Unidade Fiscal do Município), equivalente hoje a R$ 886,50, para quem realizar a poda drástica.
A Comissão de Meio Ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Tupã irá denunciar criminalmente quem efetuar poda drástica no município, seja o proprietário do imóvel ou o podador particular.
Vale lembrar que a prática da poda drástica infringe o artigo 49 da Lei federal n° 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais): "Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia", destaca a lei.
"Infelizmente, as podas drásticas continuam pela cidade. Caso não tenha autorização da prefeitura para este tipo de poda, o proprietário e o executor da poda serão denunciados administrativamente à prefeitura e criminalmente à Delegacia da Polícia Civil pelo crime ambiental", afirmou a comissão da OAB, em nota.
Clube
O Clube da Árvore de Tupã explicou que a poda drástica é proibida pela Lei municipal nº 4638/2013 e comentou que foi preciso a assinatura de um TAC (termo de ajustamento de conduta) entre a prefeitura e a promotoria, para que a legislação sobre arborização fosse cumprida no município. "Tupã vai muito mal no quesito arborização, e não é de hoje", destacou em nota o Clube da Árvore.
Prefeitura
O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues, o "Zé Vinagre", disse que a prefeitura tem fiscalizado todos os casos, evitando as podas drásticas no município. "Temos poucas denúncias nesse sentido. A maioria está adequando as árvores com a poda permitida. E tendo folhagem não é poda drástica. A poda pode acontecer com a retirada de até 30% do topo da copa da árvore", afirmou.
A multa para quem realizar a poda drástica é de 10 UFMs (Unidade Fiscal do Município), equivalente hoje a R$ 886,50.
O secretário disse que a prefeitura cumpre o TAC firmado com a Justiça. "Começamos na semana passada o plantio de árvores na região entre a Avenida Lélio Piza e a Rua Guaicurus, dentro do TAC para plantio de mais de 2 mil mudas na região", afirmou.