02/09/2021 Agenda também conta com Saberes e Fazeres Indígenas (3), dica de leitura (4) e curiosidades do acervo (6); on-line e gratuita
Setembro chegou e a programação do Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, está repleta de atividades on-line com ações que despertam o conhecimento sobre os povos indígenas.
Nesta sexta-feira (3), às 15h, a ação Saberes e Fazeres Indígenas, uma atividade mensal, apresenta depoimentos de um Terena para falar sobre a cultura do seu povo. O porta-voz desta semana será Gerolino Terena.
Além disso, no sábado (4), às 12h, tem dica de leitura no museu. Para saber qual será a próxima indicação, basta acompanhar as mídias sociais da instituição e ficar por dentro de toda a programação. A publicação abordará um estudo sobre costumes e tradições indígenas; história raras vezes contada.
Já no domingo (5), em comemoração ao Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, o projeto Família no Museu exibirá curiosidades sobre povos indígenas da região amazonense: povo Baniwa e Bará.
O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo histórico e etnográfico expressivo, com objetos e artefatos de diversas culturas. A fim de comunicar ao público as riquezas existentes, o museu apresenta informações e curiosidades sobre sua coleção. Por isso, na próxima segunda-feira (6), pelas mídias sociais, mostra uma balança bem diferente. Será às 15h.
Vale lembrar que o museu está aberto à visitação presencial, de terça a domingo, das 9h às 17h; às quintas-feiras até às 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.
Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)