População começa a denunciar aglomerações e fiscalização tem tido trabalho
13/09/2021 Aglomerações são registradas em estabelecimento e espaços públicos; saiba mais.
No fim de semana foram registradas aglomerações em estabelecimentos privados e também espaços públicos da cidade de Tupã.
Um vídeo, publicado neste domingo (12), chamou atenção após repercutir em uma rede social, pois se tratava de um estabelecimento com música ao vivo, em que as pessoas agiam normalmente, sem máscaras, levantando de mesas e dançando, contrariando as medidas impostas pelo governo municipal no decreto Nº 9.147.
No documento, a Prefeitura permite música ao vivo nos estabelecimentos desde que seja respeitado o distanciamento mínimo entre músicos e clientes, ainda conforme as definições, é proibido que as pessoas fiquem em pé no estabelecimento. Clique e confira o decreto com todas as medidas na íntegra.
Outra situação que também chamou atenção dos moradores de Tupã é aglomeração que vem ocorrendo em praças públicas. Tendo isso em vista, aos finais de semana, a Polícia Militar, Vigilância em Saúde e Agentes de Trânsito realizam operação conjunta para fiscalizar tanto a questão criminal, como a de trânsito e em relação às medidas de prevenção ao Covid-19.
A fiscalização tem ido tanto em estabelecimentos, como em praças públicas para orientar o público, assim explica a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.
"Temos passado nos estabelecimentos, feito orientações e os que não estão de acordo com o decreto do estado, em questão de dança e público em pé, estão sendo advertidos verbalmente. Se neste fim de semana persistir, esses locais podem ser autuados por não seguir as recomendações", declara.
Joselaine acrescenta que as equipes têm encontrado dificuldades em praças públicas por conta da falta de uso de máscara. "A máscara é obrigatória e o problema é que as pessoas acham que não é mais necessária e já saem de casa sem ela", explica.
Vale destacar que, desde o início, a Vigilância busca orientar os estabelecimentos, até porque a pandemia acabou impactando os comércios negativamente. Além disso, boa parte dos empreendimentos de Tupã seguem as medidas e operam conforme as determinações do governo.
Em contato com a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha,