O que é o Termo de Conhecimento assinado no momento da vacinação contra Covid-19?
23/09/2021 Assinatura não é obrigatória e termo informa que não há problema em usar vacinas de marcas diferentes.
Em entrevista ao TupãCity.Com nesta quarta-feira (22) o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou sobre o Termo de Conhecimento que alguns munícipes assinam no momento da vacinação contra Covid-19.
O termo é voluntário, ou seja, as pessoas só assinam se quiserem. Segundo o secretário, o documento é um termo de conhecimento para a pessoa ter ciência de que irá tomar uma vacina diferente da que tomou em doses anteriores. Neste termo, é informado que não há problema em misturar vacinas de diferentes marcas e que os efeitos adversos não são diferentes.
"As vacinas têm a mesma finalidade, que é a produção de anticorpos contra o vírus e a redução da taxa de doentes, internações, óbitos e, consequentemente, a de transmissão", explica. "As pessoas devem entender que estão tomando uma vacina com nome diferente, laboratório diferente, mas que tem o mesmo objetivo", afirmou.
Dr. Miguel reforçou que o termo é voluntário e ninguém é obrigado a assinar. "É só para que a pessoa saiba que essa vacina pode ser usada e não tem efeito adverso diferente", complementou.
Assista o trecho da entrevista em que o assunto é abordado: