Feirantes aguardam autorização para voltar a estacionar veículos nas ruas destinadas às feiras
04/10/2021 Câmara aprova com unanimidade projeto de Lei Nº46 para que profissionais da educação e saúde recebam capacitação com o objetivo de identificar e denunciar quaisquer sinais de abuso moral, físico, sexual e exploração sexual infantil.
Durante a sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (4), os vereadores aprovaram os projetos de Lei N° 46 e a emenda ao projeto de N° 1, ambas de autoria do vereador Pastor Eliézer, e o projeto de Lei N° 56, de autoria do prefeito Caio Aoqui.
O projeto de Lei de Nº 46 prevê a capacitação de profissionais da educação e da saúde municipal para que eles saibam identificar e denunciar sinais de abuso moral, físico, sexual e exploração sexual infantil. Já o projeto de Lei Nº 56 prevê a inclusão de um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior no CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).
Os dois projetos foram aprovados com unanimidade. Na sessão ordinária, subiram na tribuna os sete vereadores: Eliézer de Carvalho, Marcos Gasparetto, Lucas Hatano, Cláudia Aparecida, "Claudinha do Povo", Cristina Vicente, Paulo Henrique Andrade e Augusto Fresneda Torres, "Ninha".
Elizer de Carvalho explanou sobre a programação de aniversário de 92 anos de Tupã e parabenizou o atleta Gabriel Oliveira pela medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Atletismo, que ocorreu na cidade de Cascavel, no Paraná.
Já Marcos Gasparetto usou o seu tempo para falar sobre as chácaras de recreio e que o Legislativo está disposto a ajudar os mais de 3 mil donos de chácaras. Segundo o parlamentar, cada caso deverá ser analisado separadamente.
O vereador Lucas Hatano comentou sobre uma reunião com responsáveis pelas Etecs e Fatecs vinculadas ao Centro Paula Souza, para solicitar reinvindicações para a Etec do município de Tupã, como o Espaço Maker, com impressoras 3D, Notebooks, ar-condicionado. Segundo o parlamentar, o objetivo é tornar a instituição mais tecnológica, digital e com mais opções de cursos para alunos e população tupãense.
Recentemente, o TupãCity.Com veiculou uma notícia com o relato de um morador de Tupã, com sequelas pós-Covid-19, que precisava de uma consulta com um médico pneumologista, porém não encontrou profissional da área na saúde pública do município. Tendo isso em vista, a vereadora Claudinha do Povo subiu à tribuna para cobrar o Executivo sobre a falta de médicos no município.
A parlamentar também falou sobre os problemas que feirantes vem enfrentando por não poderem deixar os carros nos ruas onde ficam localizadas as feiras. A vereadora explica que por conta da pandemia, estes profissionais não podiam deixar os veículos nestes espaços, mas com a melhora do quadro da Covid-19 na cidade, eles pedem autorização para voltar a colocar os veículos nestas vias.
Renatinho da Garagem e Cristina Vicente explicaram que também foram contatados pelos feirantes e que o prefeito Caio Aoqui e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, garantiram que ainda no mês de outubro os feirantes receberão autorização para voltar a deixar os carros nesses espaços.
A vereadora Cristina Vicente subiu à tribuna para reforçar sobre a Campanha Outubro Rosa, ela convidou as mulheres para realizarem o exame preventivo. "A prevenção é o melhor remédio", declara.
Paulo Henrique Andrade falou sobre os feirantes, situação das chácaras de recreio, o projeto Força do Bem que pretende doar brinquedos e doces às crianças em 12 de outubro e também sobre a criação do Centro de Educacional no contraturno escolar.
Já o vereador Ninha reforçou os agradecimentos sobre uma verba que o município recebeu por meio de emenda do deputado Sargento Neri e sobre sua indicação para que uma rotatória seja feita no fim da rua Marília.
CONFIRA A SESSÃO COMPLETA: