Prefeitura de Tupã vai desapropriar terreno para construção de Complexo Educacional Municipal
23/12/2021 Local vai abrigar a Secretaria de Educação, Projeto de Segundo Turno, entre outros setores relacionados à educação municipal
A Prefeitura de Tupã vai desapropriar um terreno localizado no prolongamento da Rua Aimorés, pegando também um trecho da Rua José Bonifácio. O objetivo é a construção de um Complexo Educacional Municipal.
O projeto, aprovado ontem (22) por unanimidade pela Câmara Municipal, remaneja recursos de diversos setores para custear a desapropriação do imóvel, que custará R$ 7 milhões e 900 mil reais. De acordo com o laudo de avaliação elaborado pela Secretaria de Obras e Trânsito, o local tem 7,1811742 de hectares. Veja aqui a íntegra do projeto.
O laudo diz que em vistoria no local, constatou-se que a maior parte a área se encontra desocupada, "sendo possível futuro parcelamento, para fins de urbanização. O acesso pode ser realizadopela Rua Aimorés ou pela Rua José Bonifácio, encontrando-se em zona de preferência residencial. Há infraestrutura pública disponível no local pelas duas frentes, ou seja, verifica-se existência de pavimentação, iluminaçãopública, redede telefonia, correios, coletade lixo, entre outros".
Na prática, o novo espaço vai abrigar a Secretaria Municipal de Educação, que atualmente divide prédio com o Instituto Federal. O local passará a comportar também o Projeto de Segundo Turno que hoje em dia utiliza o espaço do antigo "CEI".
Na justificativa do projeto, a Prefeitura afirma que "é de conhecimento geral a necessidade de investimento em espaços destinados à educação fundamental em nosso município, considerando-se que a disponibilidade de espaço físico afetado a essa finalidade não acompanhou o crescimento da demanda. O objetivo da Administração é promover a construção de Complexo Educacional Municipal, destinado a abranger, de modo compreensivo e adaptado à realidade hodierna, todos os aspectos relacionados à formação de crianças e adolescentes abrangidos pelo Ensino Fundamental, bem como das atividades diversas da Secretaria Municipal de Educação".