Vacinação de crianças com comorbidades será por reserva de dose
20/01/2022 Medida é estratégia para preservação da validade das vacinas
Para evitar o desperdício de vacina contra a covid-19, a Secretaria de Saúde implantará em Tupã o protocolo de vacinação pediátrica por reserva de doses.
Os pais ou responsáveis por crianças de 5 a 11 anos, com alguma condição de risco, devem apresentar previamente a declaração médica que comprova a comorbidade preconizada pelo Ministério da Saúde, deixar presencialmente o nome completo, o número de telefone com as equipes da Unidade de Saúde e aguardar contato.
A reserva de dose deverá ser na UBS dr. Walter Pimentel, no PAS da Vila Formosa, ou na UBS da Vila Abarca, sempre das 7h30 às 16h30.
A vacina será aplicada quando houver uma quantidade de crianças correspondente às doses de cada frasco de vacina. A medida é uma estratégia para preservação da validade das vacinas. Pois, uma ampola de Pfizer/Comirnaty® contém doses suficientes para atender 10 pessoas, e após ser aberta, todo líquido precisa ser utilizado em até 12 horas.
A reserva de doses será feita apenas na vacinação do grupo de 5 a 11 anos com comorbidades, visto que o público alvo é mais restrito.
Enquanto aguardam a data de imunização, os pais podem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.br, antecipando os dados pessoais dos filhos, além de emitir o CPF caso a criança não tenha.
O Termo de Assentimento só é necessário quando os responsáveis legais pela criança não podem acompanhar o menor de idade no ato da vacinação.