Banco de Sangue de Tupã decreta emergência e apela por doações
21/09/2015 Alguns pacientes que fazem tratamento estão à espera por bolsas de sangue. O hemonúcleo informou que precisa de todos os tipos sanguíneos.
O Banco de Sangue do Hemonúcleo da Santa Casa de Tupã decretou emergência. Com estoques quase zerados, a unidade apela em caráter de urgência a toda comunidade por maior doação de sangue, de todos os tipos, em especial os sangues do tipo RH negativos.
A situação é crítica, segundo declarou a direção do Banco de Sangue, exigindo uma maior mobilização.
De acordo com a responsável pelo Banco de Sangue, que funciona na Santa Casa, Débora Fernanda Silva Guastale, a unidade precisa urgentemente de doações de sangue, fator RH negativo.
"Precisamos também de todos os tipos de sangue, mas com emergência os tipos de fator RH negativos. Pedimos para que a população se conscientize e doe sangue", declarou.
A responsável informou ainda que, pacientes que seguem em tratamento de determinadas doenças, já estão na espera por doações. Por isso, a unidade precisa reforçar o estoque o quanto antes.
Além de pacientes com determinadas doenças, o Banco de Sangue disponibiliza bolsas para pacientes que necessitam, após passar por algumas cirurgias, ou ainda acidentados.
O Banco de Sangue de Tupã abastece hospitais como São Francisco, Hospital de Bastos, emergências em cidades da região, pacientes de Herculândia, Rinópolis e distritos, e muitas vezes está ficando sem bolsas.
Para ser um doador a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 65 anos – no caso dos menores de 18 anos, é exigida a autorização dos pais ou responsáveis –, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, alimentado e apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial. Segundo biólogos, doar sangue não engrossa e nem afina o sangue, não emagrece, nem engorda e não vicia. A doação é segura e faz bem tanto para quem doa como para quem precisa.
Atendimento
O Banco de Sangue da Santa Casa de Tupã atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas, na Rua Manoel Ferreira Damião, 444. Maiores informações pelo telefone (14) 3404-5555 – ramal 5598.