Câmara de Tupã abre trabalhos de 2022 hoje, com sessões presenciais no Centro de Convivência
06/02/2022 Vale lembrar que por se tratar de um ano eleitoral, muitos vereadores focam agora na possibilidade de eleger seus correligionários
Jornal Diário — A Câmara Municipal de Tupã retomará suas sessões ordinárias nesta segunda-feira, dia 7. Vale lembrar que por se tratar de um ano eleitoral, muitos vereadores focam agora na possibilidade de eleger seus correligionários.
Por conta disso, a movimentação dos parlamentares, neste ano, irá se dividir entre a manutenção do seu mandato e o período das eleições gerais que, neste ano, escolherão os novos deputados estaduais e federais, governadores, senadores e presidente da República.
Neste ano, ainda, os vereadores terão que se preocupar com uma outra eleição. O mandato do atual presidente da Câmara Municipal, Eduardo Akira Edamitsu (PSD), termina neste ano. E, por isso, os parlamentares também deverão se articular internamente para eleger o novo presidente do Poder Legislativo, que assumirá o mandato no próximo biênio.
Cabe ressaltar, porém, que os vereadores estão impedidos de se reunirem presencialmente na sala de sessões da Câmara Municipal, devido aos problemas estruturais do prédio, após o desabamento do forro ocorrido no mês de outubro do ano passado.
Quase quatro meses após o incidente, a Câmara de Tupã ainda não iniciou a reforma do espaço. Mas os vereadores já encontraram uma alternativa para se reunirem presencialmente, em um ano em que o estreitamento de vínculos políticos será ainda mais necessário.
A solução para retomar as sessões presenciais estava praticamente em frente ao seu prédio. E deu tudo certo. A Câmara Municipal alugou o prédio do Centro de Convivência "Monsenhor Afonso Hafner".
O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Edamitsu, explicou que o Poder Legislativo já assinou o contrato de aluguel com a Diocese de Marília para utilizar o espaço a partir da próxima segunda-feira. "Está tudo certo. Já estamos fazendo a mudança e as mesas já foram levadas para o novo espaço", disse. "O contrato de locação será de um ano mas, poderá ser prorrogado", acrescentou.
Edamitsu explicou que a empresa de engenharia contratada pela Câmara Municipal apresentará três projetos para análise dos vereadores. "Iremos averiguar qual será o melhor projeto. Se a reforma do forro será feita em gesso ou se acontecerá com outros materiais. A empresa já está terminando esses projetos", disse.
Mesmo sem uma data exata para a apresentação do novo projeto de reforma da Câmara Municipal, a expectativa é de que esse anúncio possa ser realizado ainda até o final deste mês ou no máximo em março.